PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Lugares, culturas e comportamento mundo afora

Instagram lança sistema de alerta para fotos com abuso de animais

Por amandanoventa
Atualização:

O instagram lançou em dezembro um alerta para quem buscar por hashtags envolvendo algum tipo de abuso animal. O alerta ainda não chegou no Brasil, mas é um começo.

PUBLICIDADE

Funciona assim: quando a pessoa procura, por exemplo, por #monkeyselfie ('selfie com macaco' em português), é aberta uma janela no app com a seguinte mensagem "Você está procurando uma hashtag que pode estar associada com postagens que estimulam comportamentos prejudiciais aos animais ou ao meio ambiente". E oferece um link com mais informações sobre exploração de animais selvagens.

A ação está sendo feita em conjunto com a ONG Proteção Animal Mundial e o Instagram não revelou quais são todas as hashtags selecionadas por eles para receberem o aviso, pois não querem facilitar para os que pretendem burlar o sistema.

Esta não é a primeira vez que o aplicativo faz ações de alerta envolvendo hashtags - suicídio, distúrbios alimentares e automutilação são algumas que já estão funcionando há algum tempo. E em breve, poderá alertar também para o tráfico de animais.

 

Publicidade

Bebê tigre preso em uma gaiola em atração turística na Tailândia, onde as pessoas podem tirar fotos com animais silvestres. FOTO: Proteção Animal Mundial Foto: Estadão

 

E qual é o problema de fazer uma selfie com um animal selvagem?

Abraçar um koala ou um bicho-preguiça pode parecer inofensivo. Mas em uma entrevista a National Geographic Cassandra Cohen, head das campanhas de vida selvagem na Proteção Animal Mundial, explica que a maioria desses animais ficam bem estressados quando segurados repetidamente, apesar das pessoas não perceberem. Na maioria dos casos, os animais que aparecem nas selfies foram tirados ilegalmente da vida selvagem e mantidos em cativeiro em condições deploráveis.

Aqui no blog também já falamos sobre outras maneiras bastante frequentes de turismo exploratório de animais, como andar em elefantes, fotos com tigres dopados e golfinhos. Os elefantes, por exemplo, são extremamente torturados para que sejam domesticados a ponto de permitir que alguém ande em cima deles.

Macacos, preguiças, aves e outros animais são roubados da natureza e mantidos em ambientes com péssimas condições. FOTO: Proteção Animal Mundial Foto: Estadão

E o que instagram tem a ver com isso?

Para você que acha que uma mensagem no instagram não resolve o problema, é importante considerar que o aplicativo tem 800 milhões de usuários e que desde 2014 as selfies com animais cresceram em 292%. E não precisa nem pensar tão distante - aposto que você tem um amigo com uma selfie dessas.

Publicidade

O alerta é para mostrar que uma foto cheia de crueldade por trás não tem valor. É feio, é compactuar com o lado negro do turismo. E, de fato, o Instagram não resolve o problema mesmo. Quem resolve somos nós - esse tipo de turismo só existe porque alguém está pagando por ele.

Amanda escreve toda segunda-feira. Acompanhe suas viagens através do Instagram em @amandanoventa e no Youtube e Facebook em Amanda Viaja.

Posts relacionados

Turista morre ao andar em elefante na Tailândia. Você ainda culpa o elefante?

Quatro ilhas da Tailândia serão fechadas por excesso de turistas

Publicidade

Leonardo DiCaprio pode ser impedido de entrar na Indonésia

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.