Foto do(a) blog

O mundo das viagens e as minhas viagens pelo mundo

Dezembro no Canadá, entre Toronto e Vancouver

Toronto, Vancouver e Whistler, no Canadá, em dezembro oferecem clima e decoração de Natal, patinação no gelo e estações de esqui

PUBLICIDADE

Foto do author Nathalia Molina
Por Nathalia Molina
Atualização:

Era começo de dezembro, e a pista de patinação no gelo da Nathan Phillips Square fervilhava no frio de Toronto. Guirlandas desenhavam arcos acima das cabeças dos patinadores na praça central da cidade. Lá, em frente à prefeitura, uma grande árvore de Natal havia sido montada num pinheiro natural.

PUBLICIDADE

A poucos metros dali, as renas brilhantes do Eaton Centre também anunciavam a temporada de festa. O shopping de Toronto, além dos brancos e gigantes animais, exibia a maior árvore de Natal do Canadá, com 30,50 metros de altura. A onipresente CN Tower, torre-símbolo da metrópole canadense, coloria o horizonte nas noites em tons diversos. Isso era apenas o começo do que eu veria.

Para planejar suas viagens ao Canadá, veja as dicas de viagem grátis e completas do Guia Toronto e do Guia Vancouver. E saiba onde ficar em Torontoonde ficar em Vancouver, com sugestões divididas por bairros.

Nome de Toronto refletido com a antiga prefeitura de Toronto ao lado da praça - Fotos: Nathalia Molina @ComoViaja Foto: Nathalia Molina @ComoViaja

As brilhantes renas da decoração do shopping Eaton Centre Foto: Estadão

Passei duas semanas no Canadá neste dezembro, uma na província de Ontario e outra em British Columbia. Foi ótimo voltar a Toronto e a Vancouver e ainda poder conhecer dois destinos, Niagara Falls (Ontario) com passeio de helicóptero sobre as cataratas e Whistler (British Columbia) com aula de esqui na estação.

As cataratas vistas do passeio de helicóptero em Niagara Foto: Estadão

Conhecendo Whistler, montanha em que fiz aula de esqui Foto: Estadão

Centro de Whistler iluminado para o fim de ano Foto: Estadão

Quando chegou o convite para o Como Viaja ir até lá no inverno, achei interessante a oportunidade de ver um outro Canadá -- essa era a estação que faltava na minha listinha de viagens ao país. Posso dizer que me saí bem com minhas roupas térmicas e bota de neve.

Publicidade

Até me aventurar sobre patins em Toronto e sobre esquis na estação de Whistler eu fiz. Ah, e escorreguei no tobogã na neve e experimentei snowshoeing em Grouse Mountain, ao norte de Vancouver. Pertinho dali, no Capilano Suspension Bridge Park, atravessei a famosa ponte suspensa sobre o cânion do Rio Capilano, toda iluminada para o Natal no parque.

Os eventos da temporada de fim de ano nas atrações do Canadá costumam se estender até o iniciozinho de janeiro, como a edição de Natal que assisti do FlyOver Canada, voo simulado sobre paisagens do país, um dos atrativos de Vancouver.

As luzes de Natal desenhando a Capilano, ponte suspensa sobre o rio de mesmo nome, no norte de Vancouver Foto: Estadão

O bonito mercado de Natal de Toronto, instalado no Distillery Historic Disctrict Foto: Estadão

Durante essa minha viagem ao Canadá, o clima de festa estava a toda. Pude experimentar muito dele e escrevi sobre os principais lugares para ver luzes e fazer compras em Toronto e em Vancouver. Vale anotar para se programar para 2017 -- os vídeos abaixo dão um gostinho.

À parte a decoração, muito bonita pelas cidades, dá para se divertir comprando presentes ou apenas observando a série de artigos temáticos que as lojas vendem nesta época do ano. Entre eles estão pullovers até não poder mais, com Papai Noel, renas, pinguins e bonecos de neve. Ganhou o troféu de peça mais dentro da proposta uma bolsinha estruturada em forma de árvore de Natal, à venda no Toronto Eaton Centre.

A autocrítica em loja do bairro de Kesington Market e o cúmulo do acessório temático na bolsa do shopping Eaton Centre Foto: Estadão

Também comi -- sim, é inverno lá! Excelente desculpa para cair em ovos Benedict, como os que provei nos hotéis Fairmont Waterfront Vancouver e Crystal Lodge, em Whistler. Ou me acabar no ótimo buffet de café da manhã Delta Toronto by Marriott, numa saborosa mistura de frutas vermelhas com queijos e embutidos. Como Natal lembra mesa farta, terminei a viagem já no embalo da festa, em tours gastronômicos por Vancouver, no mercado de Granville Island e no bairro de Gastown.

Publicidade

Ovos Benedict com abacate e caranguejo, que provei no café da manhã mo Fairmont Waterfront de Vancouver Foto: Estadão

Tour gastronômico em Gastown, bairro descolado de Vancouver Foto: Estadão

É, 2016 foi um ano estranho. Conheço muita gente que está louca pra se ver livre dele. Certamente não foi dos melhores para mim também. Mas terminou com muita felicidade: neve, atrações iluminadas, destinos revisitados, muitas novidades para contar e, de quebra, o reencontro com uma amiga querida.

Britânica, Nikki é outra apaixonada pelo Canadá, como eu. Com a canadense Marie-Julie, fizemos a viagem no trem The Canadian, a partir de Toronto, em 2010. Nikki e eu chegamos a Vancouver pela primeira vez naquela viagem. Nikki gostou tanto que se mudou para lá. Foi bom revê-la, do mesmo modo que foi bom unir as duas pontas do país novamente, de leste para o oeste. Dessa vez, pelo ar.

Nikki e eu, em Whistler Foto: Estadão


* Nathalia Molina é jornalista de viagem e especialista em Canadá. Também escreve o Como Viaja, com dicas e experiências no Brasil e no exterior. Acompanhe pelo instagram ComoViaja e pelo canal do Como Viaja no YouTube

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.