PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O mundo das viagens e as minhas viagens pelo mundo

Inverno em Montréal, com festivais de gastronomia, música e arte

Eventos no inverno de Montréal incluem festivais com gastronomia, arte e diversão. Lumière, Nuit Blanche e Fête des Nieges estão entre as opções

Foto do author Nathalia Molina
Por Nathalia Molina
Atualização:

Montréal vive o auge do inverno entre janeiro e fevereiro, quando os termômetros batem facilmente os 20 graus negativos e os dias escurecem cedo, por volta das 16 horas. Nem por isso a maior cidade da província de Québec é desanimada nesse período do ano.

__________

PUBLICIDADE

Se você planeja ir ao Canadá, veja dicas grátis e completas de Toronto, de Montréal e de Vancouver e confira ainda hotéis em Torontohotéis em Vancouver. Leia também informações gerais em tudo sobre o Canadá e comidas típicas do Canadá.

__________

Se no verão o tradicional Festival de Jazz de Montréal bota locais e turistas para dançar a céu aberto, no inverno há também eventos que celebram a vida ao ar livre (ainda que congelante). O principal deles é o Montréal en Lumière, uma combinação de arte com gastronomia.

Publicidade

Montréal en Lumière, principal evento de inverno ao ar livre na cidade - Foto: Quartier des Spectacles/Divulgação

Mas não é o único. Veja só como se programar para se divertir com os eventos de inverno em Montréal:

Igloofest: festival de música eletrônica

Não há melhor maneira de se aquecer do que se movimentando. Muito, de preferência. DJ's locais e estrangeiros sacodem o Vieux Port durante as noites do Igloofest, festival de música eletrônica que chega à 14ª edição este ano. De 16 de janeiro a 8 de fevereiro, sempre às quintas, às sextas e aos sábados.

Igloofest, música eletrônica em Montréal - Foto: Miguel Legault/Tourisme Montréal/Divulgação

Fête des Neiges: crianças na neve com trenó, esculturas e shows

Uma prova de que a nevasca, marca registrada do inverno de Montréal, não é assim nenhum castigo. Rumo à sua 37ª edição, a Fête des Neiges é uma festividade ao ar livre organizada pelo Parc Jean-Drapeau com o intuito de reunir famílias em torno de brincadeiras e atividades (entre pagas e gratuitas), como passeios de trenó, esculturas de gelo e apresentações ao vivo. Também rola maple no gelo, virando uma espécie de pirulito puxa-puxa, uma tradição de Québec no inverno. De 18 de janeiro a 9 de fevereiro, sempre aos sábados e aos domingos.

Publicidade

Diversão em família na neve, na Fête des Neiges - Foto: Andre Pichette/Parc Jean-Drapeau/Divulgação

Montréal en Lumière: gastronomia, cultura e diversão

Em 2020, o Montréal en Lumière completa 21 anos, período em que o festival encorpou e trocou de endereço algumas vezes: foi da Rue Sainte Catherine para o Vieux Port e, atualmente, rola no Quartier des Spectacles. A programação mistura cultura e gastronomia, com shows gratuitos e atividades culinárias com a participação de chefs e produtores de vinho. Mais uma vez, o público pode espantar o frio encarando 180 metros de tirolesa ou descendo um tobogã de 110 metros de extensão, todo iluminado. E uma roda gigante é chamariz de adultos e de crianças. De 20 de fevereiro a 1º de março.

Tobogã na neve do Canadá - Foto: Frédérique Ménard Aubin/Montréal en Lumière/Divulgação

Nuit Blanche: noite de arte com várias atividades grátis

Uma noite inteira de arte. Com 200 atividades culturais (muitas delas, grátis), a Nuit Blanche de Montréal inclui música, exposição e design e movimenta três regiões da cidade durante 24 horas. O metrô funciona a noite toda para facilitar a locomoção das cerca de 300 mil pessoas que participam anualmente do evento. A Nuit Blanche coincide com o último fim de semana do Montréal en Lumière: ocorre em 29 de fevereiro.

Nuit Blanche em Montréal no Canadá - Foto: Frédérique Ménard Aubin/Montréal en Lumière/Divulgação

Illuminart: Montréal iluminada por instalações de artistas

Publicidade

Especialistas em design, engenheiros, videomakers e cenógrafos são responsáveis pelas instalações cheias de luzes e que estão espalhadas pelos arredores da Place des Festivals. Paralelamente à realização da Montréal en Lumière, a Illuminart é um evento imersivo e totalmente gratuito, em que a interatividade é a chave para a diversão. De 20 de fevereiro a 1º de março.

Cidade do Canadá francês iluminada por instalações de arte - Foto: Frédérique Ménard Aubin/Montréal en Lumière/Divulgação

*Texto atualizado em 9 de dezembro de 2019


* Nathalia Molina é jornalista de viagem e especialista em Canadá. Também escreve o Como Viaja, com dicas e experiências no Brasil e no exterior. Acompanhe pelo instagram ComoViaja e pelo canal do Como Viaja no YouTube

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.