Nathalia Molina
19 de abril de 2017 | 12h35
Desde 1º de maio de 2017, brasileiros podem solicitar a eTA Canada (Electronic Travel Authorization, sigla em inglês para Autorização Eletrônica de Viagem), para fazer intercâmbio, negócios ou turismo no Canadá ou para passar em trânsito por um aeroporto do país. Nem todos os viajantes do Brasil têm direito a essa isenção de visto canadense. Saiba abaixo como funciona a eTA Canada e como é o procedimento com formulário eletrônico para dar entrada no pedido.
__________
Blog com dicas sobre o Canadá
Se você planeja ir ao Canadá, veja dicas grátis e completas de Toronto, de Montréal e de Vancouver e confira ainda hotéis em Toronto e hotéis em Vancouver. Leia também informações gerais em tudo sobre o Canadá e comidas típicas do Canadá.
__________
Tire suas dúvidas sobre a eTA Canada – Foto: Divulgação
A existência da eTA Canada não significa que todos os brasileiros estão livres de solicitar um visto canadense. Entenda abaixo as regras da autorização eletrônica de viagem:
Se você teve um visto do Canadá emitido nos últimos dez anos ou possui um visto de turista válido para os Estados Unidos, não precisa pedir visto canadense. Em vez disso, pode solicitar a eTA Canada.
É um formulário eletrônico com as especificações da sua viagem. Quem se encaixar nas exigências para solicitar a eTA Canada tem de fazer o pedido online pelo site do governo do Canadá.
O documento é válido por 5 anos — ou até que o passaporte expire, o que ocorrer antes. Durante sua validade, a autorização pode ser usada quantas vezes for preciso, sem limite no número de viagens.
Em geral, o processamento da eTA Canada dura apenas alguns minutos. Pode levar dias, no entanto, caso documentos adicionais sejam solicitados pelo governo canadense.
A taxa de emissão é de CAN$ 7 (dólares canadenses). Paga-se apenas uma vez pela autorização eletrônica, e não pela quantidade de viagens em que é usada.
A eTA Canada pode ser usada em viagens aéreas de curta duração (até 6 meses), para turismo, estudo ou negócios no país, além de trânsito por aeroportos canadenses.
Num grupo ou numa família que viaja junto, quem pode pedir a eTA Canada pede. As pessoas que não são elegíveis à autorização eletrônica dão entrada no pedido de visto canadense.
Não é necessário. Se você tem um visto válido, pode viajar com ele diretamente, sem precisar dar entrada no pedido da eTA Canada.
Sim. A eTA Canada é válida somente para viagens aéreas para o Canadá. Se você vai chegar aos Estados Unidos de avião e seguir para o país ao norte usando outro meio de transporte (carro, trem, ônibus ou navio), tem de pedir o visto canadense.
Sim. O governo do Canadá no Brasil recomenda ao viajante pedir visto canadense se for fazer um cruzeiro. Essa orientação mudou depois que foram registrados casos de brasileiros impedidos pelas companhias de cruzeiro de embarcar em navios no Canadá apenas com a eTA Canada.
Sim. O primeiro passo é dar entrada no pedido de permissão de estudos ou de trabalho. Quando ela for concedida, o visto canadense será emitido automaticamente.
A página do governo canadense para solicitar a autorização eletrônica de viagem é canada.ca/eTA.
*texto atualizado em 27 de janeiro de 2020
Escrito por Nathalia Molina e Adriana Moreira (editora do Sextou!, que inclui o Viagem Estadão)
* Nathalia Molina é jornalista de viagem e especialista em Canadá. Também escreve o Como Viaja, com dicas e experiências no Brasil e no exterior. Acompanhe pelo instagram @ComoViaja, pelo facebook ComoViaja e pelo canal do Como Viaja no YouTube
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.