PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O mundo das viagens e as minhas viagens pelo mundo

Onde comer em Montréal: o que provar pelas ruas da cidade do Canadá

Em Montreal, o que e onde comer: explore não apenas restaurantes, mas ruas, mercados e food trucks da cidade de Québec, no Canadá. Na parte francesa do país, ela tem tradição em gastronomia

Foto do author Nathalia Molina
Por Nathalia Molina
Atualização:

No vocabulário canadense, Montréal e gastronomia são palavras que andam juntas. Pensar em comida no Canadá traz logo à cabeça a cidade da província francesa de Quebec. E é falar em Montréal que já dá fome. Essa clara associação tem como explicação rápida a influência francesa sobre os hábitos dos québécois. Dados objetivos mostram que os moradores da cidade cultivam essa estreita relação com o paladar, com números que só reforçam isso. Quer ver só?

PUBLICIDADE

Para cada quilômetro quadrado, Montréal tem em torno de 75 restaurantes, com uma oferta de 120 diferentes tipos de cozinhas regionais e internacionais. Ao longo do ano, a cidade promove em torno de 20 eventos relacionados à gastronomia. Entre os principais estão MTL à Table (a restaurant week de Montréal, realizada em novembro) e Montréal en Lumière (celebração do inverno com música, arte e comida, em menus preparados por chefs, com harmonização de vinhos). Mas comer em Montréal não se restringe à alta gastronomia ou a restaurantes. Eu mostro isso aqui nesse roteiro por lugares onde já estive lá.

/

 

Montréal tem em torno de 75 restaurantes por quilômetro quadrado - Fotos: Nathalia Molina @ComoViaja Foto: Estadão

Há muito a se provar pelas ruas dessa canadense francesa. Uma possibilidade de experimentar a comida e a cidade ao mesmo tempo. Mas, lembre-se, siga a tradição montrealer: desfrute do alimento. Ainda que seja um belisco, um sanduíche. Pare e aproveite. Depois caminhe mais um pouco até a próxima mordida. Com ou sem uma taça de vinho. De preferência, com um tinto ou rosé. Afinal, em Montréal, no inverno ou no verão, essa é sempre uma boa pedida.

Uma pausa, uma taça Foto: Estadão

 

Mercados de Montréal

Há 15 mercados públicos na cidade. Uma associação, a Marchés Publics de Montréal, reúne 250 participantes desses mercados, que oferecem produtos frescos, cultivados na província de Quebec. Tudo bem, você não vai cozinhar aspargos durante a viagem. Mas pode saborear crepes ou suculentas frutas vermelhas no Marché Jean-Talon, o mercado público que já é atração turística.

Publicidade

-az/

Maior mercado da América do Norte, o Jean-Talon não se restringe às barracas, o que já seria motivo suficiente para você ir até lá. Os produtores apresentam boas possibilidades para beliscar algo ou levar para o hotel, como frutas secas (são vendidas em saquinhos) e milho cozido (de delicioso gosto adocicado). No entorno do mercado, a experiência segue por um saboroso comércio. Meu preferido é Le Marché des Saveurs du Québec, que vende apenas produtos da província de Quebec. Sempre compro alguma coisa aí, especialmente xarope de maple (procure por syrup d'erable, o nome dele em francês). Para mim, a província francesa de Quebec produz o melhor maple do Canadá.

/

Também bato ponto na Première Moisson, para garantir uma baguete ou pão multigrãos. A padaria tem filiais por Montréal inteira, uma delas em outro mercado público da cidade, o Marché Atwater. Fora do circuito turístico, esse mercado é pequenino, mas muito funcional. Localizado no sul da ilha, tem uma área com comida preparada ali para um almoço rápido e um segundo andar com lojas. Eu me acabei no mercadinho que vende produtos naturebas, muitos sem glúten e sem lactose.

Cantinho da comida no Marché Atwater Foto: Estadão

 

Food trucks na maior cidade francesa do Canadá

E, se o assunto é comida rápida, como aconteceu em toda grande cidade do mundo, os food trucks também cresceram muito em Montréal nos últimos quatro anos: de meia dúzia de opções em nove lugares no centro em 2013 (ano em que foi lançado um projeto da cidade dedicado a essas iniciativas de comida de rua) para cerca de 350 caminhões em 20 pontos da ilha, entre eles, o Vieux-Port, o porto velho da cidade, bem em frente à área turística que ferve no verão, tendo a Place Jacques-Cartier como epicentro.

Publicidade

Food trucks no Vieux-Port de Montréal durante o verão Foto: Estadão

O boom dos caminhões com tipos variados de comida, é claro, ocorre nos meses quentes, da primavera ao outono do Canadá, de abril a outubro. Por exemplo, na sua visita Parque Olímpico de Montréal, você pode aproveitar o evento First Fridays, entre maio e outubro: a cada primeira sexta do mês, das 16 às 23 horas, food trucks estacionam na esplanada do complexo. Mas é possível encontrar camions (para prestigiar o francês local) por lá durante o ano todo -- veja onde no site StreetFoodMTL.

Gastronomia em Montréal pelas ruas

Montréal tem ainda outras possibilidades para experimentar a cidade em pequenas mordidas. Bairro a bairro, é possível descobrir cafés ou pequenos estabelecimentos, para comer um lanche ou um doce, e seguir caminhando depois. Tem sempre uma vitrine com coisinhas deliciosas -- não saia da cidade sem comer algum doce com bleuet, como o mirtilo é chamado em francês. Eu adoro essa fartura da cidade e já percorri muitos desses caminhos. É, para mim, a maneira que me dá mais prazer de conhecer um pouco mais de Montréal a cada vez em que volto.

Bleuet, o mirtilo de Québec: em recheios e doces Foto: Estadão

Na Vieux-Montréal, parte antiga da cidade, as vielas e ruas de pedra convidam a um passeio sem pressa. Você pode parar na Saint Paul e se sentar num dos ótimos restaurantes que se encontram entre as galerias de arte dessa rua. Mas pode seguir até a pontinha oeste dela e comer um panini ou algumas das delícias assadas do Olive & Gourmando, um charmoso lugar (mas que lota na hora do almoço, vale avisar).

Se a vontade for de algo mais fino, vá rumo à Basilique Notre-Dame de Montréal para alguns macarons. Perto da linda basílica da cidade fica o Europea Espace Boutique, um dos empreendimentos de Jérome Ferrer, Grand Chef Relais & Châteaux à frente de seu estrelado Europea, restaurante entre os 166 da associação Grandes Tables du Monde.

Publicidade

Durante o deslocamento entre a Vieux-Montréal e os bairros da cidade, experimente caminhar ao longo do Boulevard Saint Laurent e ir parando aqui e ali para provar algo. A rua corta a cidade, atravessando do Quartier Chinois (a Chinatown de lá) a Petite Italie (a Little Italy), região do Marché Jean-Talon.

Em seu caminho, vai topar com muitas opções. Uma delas é um clássico de Montréal: Schwartz's - La Charcuterie Hebraïque de Montréal. O salão é tão estreito que tive dúvida se chamava assim. O tamanho do lugar e o sucesso do sanduíche de carne defumada (com receita original de 1928) fazem formar filas enormes do lado de fora. É bom e barato, além de grandão. E um ícone entre os lanches consumidos, não apenas por turistas, mas por moradores da cidade.

Schwatrz's e seu sanduíche de carne defumada Foto: Estadão

Quer poutine no estilo walk-through? Passe pelo Montreal Pool Room. Eles botam a porção de batatas com pedaços de queijo e molho de carne, comida típica do Canadá, em embalagens para viagem. Não será a melhor poutine da sua vida, está mais para um estilo fast-food.

Fast-food com poutine no cardápio Foto: Estadão

Poutine para viagem em Montréal Foto: Estadão

Eu prefiro sentar e apreciar a poutine com uma bebidinha, num bar ou restaurante. Nesse caso, siga até o descolado bairro Plateau Mont-Royal. Lá provei minha primeira poutine em 2010, no La Banquise, restaurante com uma infinidade de variações da receita. Também amei a poutine com carne defumada que comi no Frite Alors! do Plateau.

/

 

Atenção: a área dos dois restaurantes já é bem distante do Boulevard Saint Laurent, mas você pode aproveitar para explorar o Plateau, bairro repleto de opções gastronômicas, assim como o vizinho Mile End.

Publicidade

Mile End, lugar de bares e música, também é um bom ponto para se começar o dia. Seja com uma mimosa e eggs benedict no brunch do Faberge ou com um do bagel de Montréal, outro clássico. No bairro, encontram-se a St-Viateu Bagel e a Fairmount Bagel. Elas não faziam parte do roteiro de Leonard Cohen em Montréal. O músico preferia outro lugar, em frente ao Parc du Portugal (região onde ele morava). Frequentava a Bagel Etc, no Plateau Mont-Royal, bem no Boulevard Saint Laurent, se a ideia for caminhar por essa rua no melhor estilo Walk-and-eat Montreal.


* Nathalia Molina é jornalista de viagem e especialista em Canadá. Também escreve o Como Viaja, com dicas e experiências no Brasil e no exterior. Acompanhe pelo instagram ComoViaja e pelo canal do Como Viaja no YouTube

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.