Nuit Blanche Toronto leva arte às ruas da maior cidade do Canadá

Nuit Blanche Toronto leva arte às ruas da maior cidade do Canadá

Toronto faz sua Nuit Blanche de arte todo ano. Na edição de 2018, exposições estão em Downtown e pela primeira vez em Scarborough. Em 29 de setembro, há uma noite inteira com exibições gratuitas

Nathalia Molina

24 Setembro 2018 | 19h26

Uma vez por ano Toronto se veste de arte, com exposições para se ver de graça a noite toda. No próximo sábado, a Nuit Blanche Toronto 2018 veste as ruas da cidade a partir das 19 horas de 29 de setembro. Neste ano, o evento foi expandido até Scarborough, que já foi uma cidade separada e se integrou a Toronto em 1998. Reúne cerca de 75 projetos de 300 artistas contemporâneos locais, além de projetos independentes e ações de museus de Toronto.


Nesta 13ª edição, 27 projetos em três grandes exposições apresentam o tema principal: You Are Here (Você Está Aqui), um convite dos organizadores para o público ver a metrópole de uma nova forma. Maior cidade do Canadá, Toronto é o centro financeiro, de negócios, arte e cultura do país. Um lugar no qual metade dos cerca de 2,8 milhões de habitantes nasceu fora do Canadá. As exposições abordam o encontro entre esses diferentes povos e propõem repensar o que são as diferenças e conceitos como minorias e maiorias.

Além das obras exibidas nesses três pontos (dois em Downtown e um em Scarborough), o evento é realizado ainda em outros bairros de Toronto: o requintado região de Bloor-Yorkville exibe 11 projetos; o alternativo West Queen West, quatro; e Don Mills (onde ficam o Aga Khan Museum e o Ontario Science Center), cinco.

Nuit Blanche Toronto 2018 tem exposições em Downtown e, pela primeira vez, Scarborough (foto) – Fotos: City of Toronto/Divulgação

 

Para saber o que fazer em Toronto, leia a série que escrevi no Canadá para Viagem sobre a cidade:

Bairros e museus, a Toronto multicultural

O que e onde comer em Toronto: gastronomia do Canadá e internacional

Compras em Toronto: do Eaton Centre a lojas de marca com desconto

CN Tower e outros pontos turísticos de Toronto: a paisagem urbana

Festival de Cinema de Toronto, esporte e a frenética Yonge-Dundas Square

 

Nuit Blanche Toronto 2018: exposições em Downtown e Scarborough

Como ocorre em espaços públicos, o evento leva o público a se integrar à arte contemporânea. A parte principal da Nuit Blanche Toronto 2018 pode ser vista em três pontos: a Nathan Phillips Square (praça da Prefeitura, onde fica o letreiro de Toronto), a Yonge-Dundas Square (ponto que lembra a nova-iorquina Times Square pela profusão de luzes e comerciais) e o centro de Scarborough.

Neles, há mapas grandes da Nuit Blanche Toronto 2018 (também dá para pegar um exemplar de bolso para levar), banheiros, atendimento de primeiros socorros e venda de comida.

As exposições nesses pontos são compostas por 27 projetos de arte. A região da Nathan Phillips Square recebe a exposição Dream Time: We All Have Stories, já os projetos de The Things They Carried são exibidos na área da Yonge-Dundas Square, no Scarborough Civic Center e nas estações da linha 3 do metrô. A exposição STYLL pode ser vista no centro de Scarborough.

Nathan Phillips Square durante o evento de 2017: praça recebe a Nuit Blanche novamente neste ano

 

Além das exposições do tema principal, estão previstos 37 projetos independentes e três instalações entre os projetos especiais — uma delas cobre com luz e dança a ponte de vidro do Toronto Eaton Centre sobre a Queen Street.

Exposições nos museus de Toronto e transporte entre as obras

Pelo terceiro ano, os museus de Toronto também destacam exibições na Nuit Blanche Toronto. Demos – A Reconstruction abriu em 22 de setembro e permanece por um ano em cartaz no Museum of Contemporary Art Toronto (Moca), como um convite ao público para redesenhar o espaço com blocos que se movem ao gosto dos visitantes.

No Royal Ontario Museum (ROM), Modernism on the Ganges: Raghubir Singh Photographs mostra as imagens feitas pelo fotógrafo indiano até 21 de outubro. O museu do sapato em Toronto, Bata Shoe Museum, tem Manolo Blahnik em exposição até 6 de janeiro de 2019. Agora no evento, propõe que os visitantes transformem em arte seus calçados da noite de sábado Frame Your Footwear: Your Shoes as Art.

Para explorar todas essas possibilidades artísticas, o metrô mantém funcionando por toda a noite de 29 para 30 de setembro as linhas 1, 2 e 3. Se você pensa em se programar para ir numa edição da Nuit Blanche Toronto, é bom saber que no site oficial também são divulgados pacotes de hotéis para a ocasião. No evento de 2017, o total de público estimado passou de um milhão de pessoas, então é recomendado se planejar antes.

O evento também promove discussões sobre a arte contemporânea: Nuit Talks, encontros sobre artistas e conceitos da Nuit Blanche Toronto. Também gratuitas, as palestras começaram ontem (23 de setembro) e continuam até o domingo (dia 30). Algumas exigem inscrição antecipada — há informações completas no site oficial do evento.


* Nathalia Molina é jornalista de viagem e especialista em Canadá. Também escreve o Como Viaja, com dicas e experiências no Brasil e no exterior. Acompanhe pelo instagram @ComoViaja, pelo facebook ComoViaja e pelo canal do Como Viaja no YouTube