Foto do(a) blog

O mundo das viagens e as minhas viagens pelo mundo

Praia em Toronto: verão com banho e esportes no Lago Ontario

Toronto no verão do Canadá tem praias à beira do Lago Ontario. De junho a setembro, dá para tomar banho ou praticar esportes no sol. A orla da cidade também conta com rotas para andar de bicicleta

PUBLICIDADE

Foto do author Nathalia Molina
Por Nathalia Molina
Atualização:

Será que vai dar praia? Acredite, essa pergunta não é nem um pouco absurda de ser feita em Toronto. Com a proximidade do calor, a cidade ganha faixas de areia de frente para os grandes lagos. A temporada vai de junho a setembro. São points para quem quer jogar vôlei, caminhar e até pegar uma cor para espantar aquele fator branco 30 graus negativos de quem viveu privado do sol intenso por meses. Durante o verão, também tem praia em Montréal, no porto e num dos parques da maior cidade do Canadá francês.

PUBLICIDADE

Bandeiras azuis indicam se a qualidade da água é própria para o mergulho. E ao menos duas praias são acessíveis para cadeirantes: Centre Island e Woodbine Beach.

__________

Se você planeja ir ao Canadá, veja dicas grátis e completas de Toronto, de Montréal e de Vancouver e confira ainda hotéis em Torontohotéis em Vancouver. Leia também informações gerais em tudo sobre o Canadá e comidas típicas do Canadá.

__________

Publicidade

Sugar Beach, em Toronto, para ver o pôr do sol no Canadá com os pés na areia - Foto: Jamie Hedworth/Toronto Tourism/Divulgação

Dá até para escolher entre praias mais urbanas, como Sugar Beach -- próxima à CN Tower, torre de Toronto -- ou por destinos mais 'selvagens', como as faixas de areia localizadas na Toronto Islands, que exigem pegar o ferry para alcançá-las. É lá que fica a única praia de nudismo de toda a cidade, Hanlan's Point Beach.

Sugar Beach, praia perto da CN Tower

Tem esse nome porque é vizinha à Redpath Sugar Refinery, refinaria de açúcar onde também funciona um museu sobre o produto. Guarda-sóis cor de rosa ajudam a proteger os mais branquelos. Mas há quem se jogue sob a areia fina e branca para tostar ao sol.

Praia perto de Downtown - Foto: Canadian Tourism Commission/Divulgação

Uma grande folha de maple em granito tem mecanismos que esguicham água do chão, ideal para refrescar a cuca (das crianças, principalmente). Colada à cidade, é um local indicado para assistir ao pôr do sol em Toronto.

Crianças brincam com água sobre a folha canadense de maple - Foto: Doug Brown/www.torontowide.com/Toronto Tourism/Divulgação

 

Sunnyside Beach, boa estrutura em frente ao High Park

Publicidade

À beira do Lake Ontario, em frente ao High Park, a região tem parques em sequência, com boa estrutura para fazer piqueniques, caminhar pelo calçadão ou percorrer de bicicleta as duas ciclovias. Há várias praias ao longo dos três quilômetros da orla e uma piscina pública ao ar livre, Sunnyside Gus Ryder Outdoor Pool. Se estiver de carro, há estacionamento, pago após as 16 horas e nos fins de semana.

Sunnyside Beach - Foto: Canadian Tourism Commission/Divulgação

 

Central Island Beach, entre as praias de Toronto Islands

Das 11 praias de Toronto, quatro delas ficam em Toronto Islands, o que exige travessia de ferry. Perto do cais, Central Island Beach é uma praia que normalmente oferece boas condições para banho. Tem armários para guardar pertences e chuveiros para se livrar da areia e do suor. É possível alugar bicicleta. Se não levar seu próprio lanchinho, tem pontos de venda de fast food perto, que salvam na hora da fome.

Ferry para Centre Island, nas ilhas em frente a Toronto - Foto: Canadian Tourism Commission/Divulgação

 

Woodbine Beach, a faixa de areia mais agitada

Maior e mais famosa praia de Toronto, Woodbine Beach tem espaço de sobra para quem quer jogar vôlei, andar de bicicleta (há quatro rotas para pedalar), brincar e se refrescar no Lake Ontario -- verificada diariamente, a qualidade da água tem recebido certificação de bandeira azul desde 2005. Calçadão, playground e equipamentos de ginástica completam a oferta de atrações.

Publicidade

Banho no Lago Ontario - Foto: Canadian Tourism Commission/Divulgação

 


* Nathalia Molina é jornalista de viagem e especialista em Canadá. Também escreve o Como Viaja, com dicas e experiências no Brasil e no exterior. Acompanhe pelo instagram facebook/ComoViaja e pelo canal do Como Viaja no YouTube

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.