Foto do(a) blog

O mundo das viagens e as minhas viagens pelo mundo

Air Canada premium economy: classe econômica com mais espaço e conforto

Como é a Air Canada premium economy, classe econômica no voo São Paulo-Toronto que oferece espaço maior, embarque prioritário e outros serviços

PUBLICIDADE

Foto do author Nathalia Molina
Por Nathalia Molina
Atualização:

Como um pouco mais de espaço faz toda a diferença. Eu tinha quase 1 metro para me esticar na poltrona do avião, também um pouco mais larga. Foi o que experimentei na Air Canada premium economy -- classe econômica com algumas vantagens em relação à básica -- durante o voo de São Paulo para Toronto. Jantei, vi um filme e consegui dormir, então não cheguei ao Canadá me sentindo quebrada.

ENTRE no grupo gratuito do Como Viaja para receber dicas na palma da mão

Premium economy da Air Canada - Foto: Nathalia Molina @ComoViaja

PUBLICIDADE

Embarquei na Air Canada premium economy do Boeing 787-8 Dreamliner em 2 de dezembro de 2016, dia da 1ª partida desse avião de São Paulo para Toronto. Com 251 lugares, a aeronave substituiu o 767-300. Em março de 2017, o 787-9 Dreamliner, com 298 assentos, passou a fazer a rota entre as 2 cidades. Agora a companhia aérea, que faz o Voo São Paulo-Montréal durante o inverno canadense 2019/2020, anunciou que vai aumentar a capacidade em 34% na rota São Paulo-Toronto. O Boeing 777-300ER Air Canada, com 400 assentos, será a aeronave desse voo a partir de março de 2020.

A maior novidade do Dreamliner para cá é a Air Canada premium economy, uma classe entre a econômica e a signature class (como é chamada a business ou executiva da companhia). Experimentei viajar nela na ida e na volta para o Canadá e, após cerca de 10 horas de voo, cheguei bem mais inteira do que nas empreitadas de econômica.

Premium economy, com mais espaço e embarque prioritário - Foto: Air Canada/Divulgação

Como é voar na Air Canada premium economy

Publicidade

Na premium economy do 787-9, avião da Air Canada usado atualmente nas rotas entre o Brasil e o Canadá, cada fileira tem 7 assentos, sendo 3 no meio e 2 em cada ponta. Quando o 777-300ER passar a fazer o voo SP-Toronto, a configuração ganha 1 poltrona a mais no meio.

Para muita gente, a prioridade no embarque e na recuperação de bagagem é a maior vantagem da Air Canada premium economy. Esse é um dos benefícios que essa classe oferece em relação à econômica tradicional. Digo que não me incomodo de entrar depois no avião ou de esperar um pouco mais pela mala. Claro que é bom ter aquela etiqueta laranja na bagagem e ver sua mala despontar na esteira logo de cara.

Embarque prioritário na Air Canada premium economy - Foto: Fernando Victorino @ComoViaja

Na volta, parti de Vancouver e fiz uma conexão em Toronto. Com essa troca de avião, minha bagagem não veio na primeira leva em Guarulhos. Mas tive direito a check-in na área prioritária em Vancouver, ainda que o voo até Toronto fosse de econômica -- após a conexão, eu embarquei na Air Canada premium economy rumo ao Brasil. Essas mordomias são ótimas, mas me importo mesmo com o que diz respeito a poltronas confortáveis e a amenities dadas aos passageiros; itens básicos para um voo mais agradável.

O kit da premium economy da Air Canada veio com meias, máscara de dormir, escova e pasta de dentes e protetores de ouvido. Sempre uso as meias para me acomodar confortavelmente, e a pequenina pasta de dentes é uma mão na roda. Os itens vêm num pequeno estojo de tecido. Outras frescurinhas boas foram poder beber água ou suco logo que me sentei e limpar as mãos com a toalha quentinha trazida pelos comissários.

De tudo, me amarrei na poltrona. Além da distância maior em relação ao assento da frente (em torno de 95 centímetros), ela reclina até 17,8 centrímetros. A possibilidade de virar meu corpo de um lado para o outro com mais folga durante os cochilos no voo alivia as costas durante a viagem. O assento da Air Canada economy premium mede 49,5 centímetros de largura, enquanto o da econômica regular tem 43,9 centímetro. Apoiadores para pés e para a cabeça também são acessórios que ajudam muito no confort a bordo.

Publicidade

Entretenimento e refeições no voo

PUBLICIDADE

Quando o assento é maior e tenho mais espaço para as pernas nem ligo muito para o sistema de entretenimento. O Dreamliner da Air Canada tem telas touchscreen individuais com 28 centímetros de largura, com filmes, séries, músicas e jogos. Vi no menu que oferece a chance de conversar com outros passageiros do avião por meio de um chat interno (meu filho, Joaquim, adoraria a brincadeira desse interfone aéreo).

Dormi com o controle remoto da TV conectado por um fio a seu nicho -- mandei uma foto para o Quim porque um desses resolveria o problema do controle caindo no chão direito lá em casa. Muito úteis também foram a entrada USB abaixo da tela (carreguei meu celular) e a tomada no pé da poltrona (conectei meu notebook).

Entretenimento na premium economy - Foto: Nathalia Molina @ComoViaja

Nas refeições, o jantar me surpreendeu positivamente. As duas pastas que comi (na ida e na volta) eram bem boas para comida de avião. O tortelini de queijo veio exalando os cogumelos do molho. Bem bom. Na volta, escolhi panquecas no café da manhã, com molho de pêssego e maçã. Gostosas. O café... bem, o café é como o de qualquer um da América do Norte. Melhor esperar voltar de viagem para tomar um mais fortinho em casa.

 

QUEM FAZ

Publicidade

Nathalia Molina viaja desde os 5 anos, adora café da manhã e aprecia um bom serviço no turismo. Essencialmente urbana, também tem seus dias de paisagem natural. É jornalista de viagem há 20 anos e ganhou 4 vezes o prêmio da Comissão Europeia de Turismo. Em 2011, criou o Como Viaja: acompanhe no Instagram @ComoViaja, no WhatsApp, no Threads e em comoviaja.com.br

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.