Urso polar no Canadá: onde ver no habitat ou no zoológico de Winnipeg

Urso polar no Canadá: onde ver no habitat ou no zoológico de Winnipeg

Onde ver urso polar no Canadá? No habitat no Ártico ou no zoológico de Winnipeg, na atração Journey to Churchill, a província de Manitoba tem os dois

Nathalia Molina

12 de março de 2019 | 09h00

Urso polar é fofo, aquele bichinho que dá vontade de fazer cuti cuti assim que a gente bate o olho. Pelo menos quando ele é de pelúcia, como o que eu trouxe para nosso filho de uma das viagens ao Canadá. Conny (foi assim que Joaquim o batizou) tem jeitão desse mamífero, congelado na pose que reproduz aquele cativante modo desengonçado de andar desses grandalhões canadenses.

Ver urso polar de verdade é uma das experiências únicas no Canadá, seja participando de uma expedição em seu habitat natural, na pequena Churchill (cidade às margens da Hudson Bay), ou visitando a Journey to Churchill, principal atração do Assiniboine Park Zoo, o zoológico de Winnipeg. O zoológico é uma das atrações turísticas da cidade, ao lado da área chamada de The Forks e do Museu Canadense dos Direitos Humanos.

Urso polar como souvenir do Canadá, fofura em pelúcia – Foto: Nathalia Molina @ComoViaja

Se você planeja ir ao Canadá, veja dicas grátis e completas de Guia Toronto, de Guia Montréal e de Guia Vancouver e confira ainda onde ficar em Toronto e onde ficar em Vancouver. Leia também informações gerais em tudo sobre o Canadá.

Eu tive a chance de estar pertinho dos ursos polares no zoo da capital da província de Manitoba, no meu retorno à cidade canadense — conheci a Winnipeg em 2010, numa parada durante a viagem no The Canadian, trem de Toronto a Vancouver. Na segunda visita, fui a uma festa ali num GoMedia, encontro promovido pelo governo do Canadá para mostrar o país e suas novidades para as mídias local e internacional. Como era um evento, não experimentei a Journey to Churchill na sua forma de tour. Mas vi os ursões descansando no ambiente externo do espaço onde vivem e também nadando sobre a minha cabeça num belo túnel azulado, chamado de Sea Ice Passage.

Urso polar no zoológico de Winnipeg, Assiniboine Park & Zoo – Foto: Nathalia Molina @ComoViaja

No zoo de Winnipeg, urso polar nadando sobre minha cabeça – Foto: Nathalia Molina @ComoViaja

No zoológico de Winnipeg, a paisagem natural do Ártico é recriada na atração Journey to Churchill. Quem faz esse tour imersivo pode ver de perto e conhecer muito sobre espécies e população que vivem no norte do Canadá, com destaque para os ursos polares. A passagem pelo túnel subaquático permite vê-los nadar e brincar. Momento para muitas fotos e vídeos com celulares e câmeras.

Journey to Churchill no zoológico de Winnipeg: para a foto de divulgação o danado colaborou – Foto Canadian Tourism Commission/Divulgação

Um filme de oito minutos sobre essa região no Ártico pode ser visto na Aurora Borealis Theatre — lembrando que Churchill também é procurada por quem busca ver a Aurora Boreal, as luzes coloridas no céu do inverno canadense. Com cerca de 40.500 metros quadrados, a exposição integra a Canadian Signature Experience Collection, lista da Comissão Canadense de Turismo com experiências únicas do Canadá. O tour dura 90 minutos e exige um grupo de seis pessoas no mínimo para ser realizado.

Onde ver urso polar no habitat natural

A pequena Churchill, distante cerca de 1 mil quilômetros de Winnipeg, é considerada a capital mundial do urso polar. Cerca de 1.000 desses animais se espalham pela tundra à beira da Hudson Bay de julho a novembro — nos dois últimos meses da temporada, aumenta a chance de avistar os ursos polares. Os mamíferos ameaçados de extinção são uma importante fonte de renda da cidadezinha graças ao turismo de observação na região da baía.

A Churchill Wild é especializada em safáris para ver ursos polares em diferentes épocas do ano, entre julho e novembro, com hospedagem em lodges na natureza do Ártico. Em julho e agosto, a empresa realiza o Birds, Bears & Belugas, com sete noites, para avistar pássaros, baleias e ursos. Esse safári também aparece na lista de experiências únicas da Comissão Canadense de Turismo. Em outubro e novembro, ocorre o Polar Bear Photo Safari, que também oferece a possibilidade de ver a aurora boreal, embora ainda seja o início da temporada das luzes no norte do Canadá.

Lodge na região de Churchill, em Manitoba – Foto: Mike Reimer/Churchill Wild/Divulgação

Viajantes veem urso polar de dentro do lodge – Foto: Mike Reimer/Churchill Wild/Divulgação

Várias empresas trabalham com tours e pacotes para mostrar a grande riqueza animal da região de Churchill. Com um veículo adaptado para percorrer a geografia local, a Frontiers North Adventures leva os visitantes bem pertinho dos ursos polares, no tour The Tundra Buggy Adventure.

Passeio para ver urso polar no tundra buggy da Frontiers North – Foto: Canadian Tourism Commission/Divulgação

The Great Canadian Travel organiza tanto tours de um dia quanto pacotes com duração de 4 a 11 dias. Os roteiros podem incluir passeios no tundra buggy para avistar os ursos ou hospedagem em lodges e trekking na área da Hudson Bay para fotografar os mamíferos na natureza. Os viajantes têm ainda a chance de ver belugas.

No Canadá, roteiros de 1 a 11 dias para ver os grandalhões brancos no Ártico – Foto: Robert Taylor/The Great Canadian Travel Company/Divulgação

Em parceria com a World Wide Fund (WWF), ONG de preservação ambiental, a Natural Habitat Adventures oferece aventuras para diversos perfis pelo habitat desses mamíferos. Uma delas, por exemplo, é voltada para famílias. Com seis dias, no fim do outono canadense (em outubro/novembro), a Churchill Arctic Family Adventure inclui saídas para avistar ursos polares, andar de trenó puxado por cachorros e sobrevoar a tundra de helicóptero.


* Nathalia Molina é jornalista de viagem e especialista em Canadá. Também escreve o Como Viaja, com dicas e experiências no Brasil e no exterior. Acompanhe pelo instagram @ComoViaja, pelo facebook ComoViaja e pelo canal do Como Viaja no YouTube