PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O mundo das viagens e as minhas viagens pelo mundo

Visto em cruzeiros para o Canadá: exigido mesmo se viajante não descer

Em cruzeiros com escala no Canadá, passageiro precisa de visto canadense, mesmo que não desça do navio no país; eTA não é aceita. Documento é exigido para embarque nos Estados Unidos

Foto do author Nathalia Molina
Por Nathalia Molina
Atualização:

Um leitor me perguntou outro dia no Como Viaja, meu site com dicas de viagem, se precisava de visto canadense para embarcar num cruzeiro para o Alasca. Ele me explicou que o navio sairia de Seattle rumo ao extremo norte e que, na volta ao porto americano, pararia antes em British Columbia, no Canadá. Mauro não tinha visto do Canadá e não achava que daria tempo de tirar, por isso, queria saber se poderia embarcar para a viagem marítima e não descer durante a escala na província canadense.

PUBLICIDADE

Pela descrição da rota, imaginei que fosse viajar de Norwegian, confirmei com ele e era. O navio NCL Bliss parte de Seattle para visitar o Alasca e faz a última escala da viagem na canadense Victoria. Confirmei, então, com a assessoria de imprensa da companhia de cruzeiros o que me lembrava de ter ouvido numa live do Consulado do Canadá na época do lançamento da autorização eletrônica eTA Canada: sim, o viajante precisa de visto canadense, ainda que não pretenda descer na parada que o navio faz em portos canadenses. Pelo visto, minha memória segue boa.

Navio da Norwegian para no Canadá na volta do Alasca - Foto: NCL/Divulgação

Na época do lançamento da eTA Canada, em 2017, o consulado tirou dúvidas dos viajantes no Facebook e eu acompanhei para entender melhor como funciona a autorização eletrônica. Eu já sabia que só poderia tirar a eTA quem chegasse ao Canadá de avião e me lembrava de ouvir na live, especificamente, que viajantes de cruzeiros que passassem pelo país teriam de pedir visto -- mesmo sem descer do navio.

A razão para isso: a embarcação navega em águas canadenses. No caso de qualquer eventualidade ou emergência, se os viajantes forem obrigados a desembarcar, têm de apresentar o visto do Canadá para entrar no país. Portanto, conforme me confirmou a assessora da Norwegian, embarcar nos Estados Unidos em navio que passa pelo Canadá só se apresentar visto canadense.

 


* Nathalia Molina é jornalista de viagem e especialista em Canadá. Também escreve o Como Viaja, com dicas e experiências no Brasil e no exterior. Acompanhe pelo instagram ComoViaja e pelo canal do Como Viaja no YouTube

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.