PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O mundo das viagens e as minhas viagens pelo mundo

5 programas em Whistler além do esqui

Whistler, no Canadá, também tem programas bem distantes do esqui. Conheça 5 deles, com: passeio, spa, tradição, cultura e compras

Foto do author Nathalia Molina
Por Nathalia Molina
Atualização:

Principal destino de neve do Canadá, Whistler também tem programas bem distantes do esqui, com passeio, spa, tradição, cultura e compras. Mesmo no inverno, quando o forte é o esqui em Whistler, o destino da província de British Columbia oferece vários atrativos para quem não quer praticar esportes na neve. Leia dicas gratuitas de Vancouver (Canadá).

Fora das pistas da estação, é possível se divertir em lugares tão diversos quanto um spa ao ar livre ou um novo e bem montado museu de arte. Veja o que fazer em Whistler sem subir em um par de esquis ou numa prancha de snowboard.

Whistler no inverno, com neve nas ruas - Fotos: Nathalia Molina @ComoViaja  

PUBLICIDADE

 

1 : Citytour na neve com bondinho de Whistler a 436 metros

Cruzar o ar de uma montanha a outra, flutuando por 4,4 quilômetros. A experiência no bondinho em Whistler, a gôndola Peak 2 Peak da estação de esqui Whistler Blackcomb, não vale só para quem pratica esportes na neve -- já que o meio de transporte possibilita transitar pelo centro de esqui em apenas um dia. A 346 metros de altura, a vista exibe picos, geleiras, rios, lagos e a vila, longe no horizonte.

Ao longo de 4,4 quilômetros, flutando entre uma montanha e outra  

Durante o trajeto, que leva 11 minutos para ser concluído, não deixe de olhar para baixo. O tapete de pinheiros cobre as montanhas e o vale. Para apreciar melhor a beleza da vegetação, embarque no bondinho prateado. No chão, bem no centro do bondinho, há uma janela para a paisagem. Eu experimentei esse e o tradicional e digo que foi uma das experiências mais bonitas da minha recente viagem ao Canadá.

Publicidade

Durante a temporada de neve, quem compra o ticket de sightseeing à venda pela estação pode visitar as duas montanhas do centro de esqui, Whistler e Blackcomb. Caminhar na neve, saber curiosidades da gôndola na Viewing Gallery e registrar tudo em fotos, é claro.

Curiosidades sobre a gôndola da estação de esqui  

 

2 : Spa ao ar livre até no frio do inverno no Canadá

O conceito é bem bacana, por isso, fui até lá experimentar o Scandinave Spa. Inaugurado em Whistler em 2010, mantém três outras unidades no Canadá: Montreal e Mont Tremblant (em Québec) e Blue Mountain (em Ontario). O spa propõe um circuito a ser seguido, alternando entre experiências super aquecidas e geladas, em cerca de duas horas.

A ideia é essa. Digo a ideia porque tenho de admitir que, numa noite de temperatura ambiente em torno de -10°C, não consegui cumprir a proposta infelizmente. Me animei com a piscina a 40°C. Que gostoso... Relaxei, mas, na hora em que saí, em vez de ir para o momento cool off, me joguei na sauna seca, quentinha.

Num clima mais ameno, deve ser revigorante. Distante 1,5 quilômetro da vila, o lugar é silencioso (sem celulares e bate-papo) e lindo (com caminhos e piscinas ao ar livre). O visitante recebe roupão para usar ao sair de cada espaço. Sente só a atmosfera e vê que lindo é esse lugar no vídeo do Scandinave.

Publicidade

 

3 : Centro cultural sobre primeiros povos da região

O bonito Squamish Lil'wat Cultural Centre mostra a história, os costumes e a cultura de duas Primeiras Nações que viviam na área da atual província antes de os europeus chegarem por lá. No espaço de cerca de 2,8 mil metros quadrados, a apresentação é abrangente. Você sai de lá entendendo que são os povos squamish e lil'wat e conhecendo melhor o Canadá.

A Nação Lil'wat e suas vestimentas típicas  

É um programa para meio dia de passeio e pode ser visitado antes ou depois do Audain Art Museum, museu a uns dez minutos de caminhada. Entre um lugar e outro, você pode comer algo no café Thunderbird, do centro cultural. Serve pratos com influência da comida desses povos. Eu tomei um creme (chowder) de milho com pedaços de salmão, acompanhado de pão. Caiu muito bem, pelo sabor e pela temperatura, que me aqueceu na neve canadense.

Passe na lojinha para garantir um souvenir diferente. Comprei lá para o meu filho de 7 anos um livro de colorir com desenhos de animais usados nos tótens das Primeiras Nações.

 

4 : Museu de Whistler com a arte de British Columbia

Publicidade

A construção de desenho arrojado do Audain Art Museum guarda 200 obras de arte, em 5,2 mil metros quadrados de área. O acervo do colecionador Michael Audain conta a história de 200 anos de arte da região costeira de British Columbia. Inclui belas máscaras das Primeiras Nações que habitavam a província. Também expõe quadros de Emily Carr, pintora nascida em British Columbia, inspirada pela cultura desses antigos povos.

Pinturas do acervo do museu canadense  

Novinho, o Audain Art Museum tem um ano de existência -- abriu em março do ano passado. Além da exposição permanente, o museu organiza temporárias, como Matisse Drawings (em exibição até o dia 22 de maio), com 45 desenhos do francês Henri Matisse.

 

5 : Compras em Whistler, pelas ruas da vila

O charmoso Village Stroll, passeio público da vila sem circulação de carros, é ótimas para sair andando e parando para espiar o comércio. Lojas de roupas esportivas, é claro, são várias: há de North Face a Patagonia. Quem faz esportes de neve pode conferir as novidades em uma das lojas da Can-Ski, de Whistler Blackcomb. Marcas como Gap e The Body Shop também são vistas no centrinho.

Não fique só em vestimenta e acessórios. Whistler tem joalherias e galerias de arte, por exemplo. As chocolateiras locais também são uma perdição. Uma das mais famosas -- com loja em Vancouver também -- é a Rocky Mountain Chocolate Factory, fundada na vila em 1988. A variedade de produtos é enorme: há trufas, toffees, pipocas caramelizadas e fudges, entre outros. Eu gosto muito das barras orgânicas produzidas pela Whistler Chocolate, especialmente as de cacau 70%. São encontradas em mercados, como a Whistler Grocery Store. Além de gostosos, bombons e barrinhas dão um bonito presente de viagem.

Publicidade

Barrinha do Whistler Chocolate Cacao 70%  

 


* Nathalia Molina é jornalista de viagem e especialista em Canadá. Também escreve o Como Viaja, com dicas e experiências no Brasil e no exterior. Acompanhe pelo instagram @ComoViaja, pelo facebook ComoViaja e pelo canal do Como Viaja no YouTube

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.