Foto do(a) blog

Turismo de luxo, hotelaria e novas tendências do mercado de viagens e turismo

As boas novas do Sul da Bahia

PUBLICIDADE

Por Mari Campos
Atualização:

Passei a última semana toda no sul da Bahia, explorando as belezas da região em uma deliciosa road trip. Foi excelente voltar mais uma vez à região, refazer meus programas favorito e fazer novas descobertas, em dias entre Trancoso e Arraial D'Ajuda.

Das melhores descobertas desta viagem, destaco quatro:

 Foto: Mari Campos

PUBLICIDADE

1 . A Pousada Mata N'ativa em Trancoso. Escolha acertadíssima, esta pousada de charme fica a 500 metros do Quadrado e a iguais 500 metros da Praia do Nativo. Ou seja, são menos de dez minutos andando até o Quadrado e menos de dez minutos andando até a praia. O único senão é, que por ser um caminho de terra sem iluminação, à noite não é recomendável ir e voltar ao Quadrado à pé. Mas a localização acertada funciona muito no dia-a-dia, tanto para as praias quanto para comer, beber e passear. A pousada tem estacionamento, quartos confortáveis com ar condicionado e varanda, amenidades Trosseau, um delicioso café da manhã, piscina, playground para os pequenos e um belíssimo jardim. Há também uma sala para massagens e a possibilidade de fazer passeios de caiaque pelo rio que passa literalmente ao lado da pousada. Com selos internacionais de sustentabilidade, a Mata N'ativa tem todas as fossas ecológicas, utiliza somente produtos locais no restaurante e mesmo no décor, e colabora com iniciativas de preservação da região. É super kids friendly e o staff é bem simpático.

Publicidade

2. A Foto: Mari Campos

3. A loja Trancoseando, no Quadrado. A linda loja de Juliana Accioly de Andrade, nascida e criada na região, faz parte de um projeto homônimo de valorização da cultura local.A ideia surgiu enquanto ela cursava um mestrado na Espanha e estava morrendo de saudades de casa. Por enquanto, há um espaço digital (que traz achados de moda e lifestyle enquanto conta histórias e "causos" dos nativos) e uma loja incrível, bem na entrada no Quadrado, que foca em slow fashion e sustentabilidade. A loja é multimarcas, valorizando tudo que é feito artesanalmente e com matérias primas de alta qualidade. E ela acaba de lançar a marca própria da Trancoseando que, além de seguir o mesmo preceito - peças produzidas artesanalmente com alta qualidade e durabilidade - ainda prega uma moda democrática, com todas as peças em tamanho único, podendo vestir bem os mais diferentes corpos dependendo das amarrações e "abotoamentos" feitos. Algumas peças são também multiuso, como um retângulo de linho que trouxe pra casa e que pode ser saída de praia, saia, vestido ou poncho, dependendo da maneira que é vestido e abotoado.

 

4. O Maitei Hotel, em Arraial D'Ajuda. Outra hospedagem apertadíssima, toda focada em sustentabilidade (inclusive 100% energia solar!)e com localização simplesmente perfeita no centro histórico de Arraial. O hotel é lindo, com apenas 17 quartos, sendo 9 deles com vista para o mar.Tranquilo e romântico, só aceita crianças a partir de 16 anos. Os quartos são bastante grandes, todos com amenidades L'Occitane e hidromassagem, todas as facilidades tecnológicas e lindas varandas privativas. Ao longo de três andares, o hotel tem diferentes espaços de living, sala de massagens, academia e duas piscinas estilo infinity, ambas com solário e vista panorâmica para a praia de Mucugê. A praia, aliás, está a literalmente 5 minutos de caminhada e dali é gostoso e fácil caminhar pela areia mesmo para chegar a praias mais bonitas e tranquilas, como Pitinga, Araçaípe e Pescadores. E em dez minutos andando a gente está no coração do agito de bares, lojas e restaurantes da rua Mucugê (e também do simpático santuário de Nossa Senhora d'Ajuda). O hotel tem café da manhã excelente feito na hora e o restaurante com vista para o mar serve também ótimos pratos e drinks, dia e noite (recomendo muito a gin tonic com néctar de cacau e a trilogia de frutos do mar). E o staff é um encanto! O único senão fica por conta do hotel não contar com estacionamento próprio.

Aluguei um carro no aeroporto de Porto Seguro mesmo, na Porto Seguro Rent a Car (que atende também via Whatsapp, o que achei ótimo), e fiz uma road trip redondinha, muito fácil, sem stress (apesar das estradas esburacadas e muitos trechos de terra). E, claro, teve muita praia, incluindo a linda e deserta Itaquera dos surfistas, a agitada Praia dos Coqueiros de Trancoso, as belas Pitinga e Pescadores de Arraial e muita comida boa também - mas isso já é assunto para um próximo texto.

Dá pra ler mais dicas sobre esta minha viagem linda pelo sul da Bahia aqui.

Publicidade

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.