Desbravando a região de Bordeaux

Desbravando a região de Bordeaux

Mari Campos

06 de agosto de 2019 | 17h39

Quem me acompanha no Instagram @maricampos, viu que há dez dias estou desbravando a região francesa de Bordeaux. Famosa por seus vinhos de blends muito característicos, a região concentra não apenas a vibrante e deliciosa cidade de Bordeaux (uma das minhas preferidas em toda a França!) como também diversos vilarejos adoráveis rodeados de vinhedos e vinícolas, banhados por 3 rios diferentes.

Foto: Mari Campos

Embarquei no outro final de semana em um cruzeiro Bordeaux-Bordeaux da Uniworld Cruises durante uma semana e adorei. Embarquei no SS Bon Voyage, a mais nova embarcação da companhia (que opera também roteiros em outros cantos da Europa, como rios alemães). A empresa, que opera barcos/navios de pequeno porte em cruzeiros fluviais para pouco mais de cem passageiros, tem um esquema bem relax à bordo, sem nenhum tipo de formalidade. Ali, quase tudo está incluído: refeições, open bar, wifi, taxas, gorjetas e, mais importante ainda, todos os passeios diários.

É a gente embarcar e aproveitar.  A cada dia pude escolher pelo menos um tour – em muitos dias, dois, um pela manhã e outro pela tarde! – dentre as opções oferecidas, que vão de visitas a cidadezinhas, tours por vinícolas, caminhadas ou mesmo passeios guiados em bike. Teve até tour noturno durante a viagem e também tempo livre para cada um conhecer os vilarejos do seu jeito.

Foto: Mari Campos

O navio tem ótima infra (uma pequena piscina incluída), cozinha caprichada e um staff muito querido e eficiente (mesmo!)- e a cama da minha cabine era simplesmente excelente. Visitei cidadezinhas lindas como a imperdível Saint-Émilion, Libourne, Paulliac, Blaye e tantas outras lindezas deste pedaço francês – com muitas pausas para visitar os famosos châteaux da região e degustar um pouquinho de seus vinhos (também servidos diariamente a bordo do navio), do Médoc a Sauternes. Tudo bem pontual, com boas guias locais e, quando necessário, transporte em ótimos ônibus executivos. Vou fazer review completinha do cruzeiro lá no MariCampos.com e ainda vou contar mais detalhes dele por aqui também.

Eis aí uma região muito gostosa e muito fácil de se explorar em carro alugado, mas que se revelou realmente perfeitinha para explorar via cruzeiro fluvial – inclusive pela facilidade dos deslocamentos e pela delícia de dormir e acordar em um cantinho diferente a cada dia. Mesmo boa parte das vinícolas estão a curtíssima distância das paradas do navio e, estando em um cruzeiro com os passeios incluídos, a gente pode realmente degustar os vinhos locais já que não terá que se preocupar em dirigir após a visita.

Foto: Mari Campos

Terminado o cruzeiro da Uniworld, ainda tem mais da região de Bordeaux pela frente, incluindo o incrível Les Sources de Caudalie, um hotel genial envolto em vinhedos, a 30 minutos do centro de Bordeaux, e super couples-friendly, family-friendly, kids-friendly e pets-friendly também – que obviamente também vai ganhar destaque aqui muito em breve. E mesmo para quem não se hospeda, o hotel é uma excelente parada para almoço ou jantar durante os tours bate-e-volta para a região vinícola (tem três ótimos restaurantes, incluindo um estrelado no Michelin). E ainda arrumei tempo para espiar também o novíssimo La Maison d’Estournel, sobre o qual eu conto aqui.

Hoje eu estou deixando o lindo hotel Les Sources de Caudalie para me instalar por mais uns dias de fato na própria cidade de Bordeaux, no icônico Interncontinental Bordeaux Le Grand Hotel, bem no coração da cidade. A ideia é passar os próximos dias revendo meus cantinhos favoritos de Bordeaux e também descobrindo o que há de novo nessa deliciosa cidade francesa em constante transformação.  Então ainda tem muita coisa boa pela frente!

Durante toda a viagem, tanto em Paris quanto em Bordeaux, utilizei o sempre ótimo serviço de transfers aeroporto-hotel-aeroporto (e também porto, no caso de Bordeaux!) da Blacklane, empresa que já recomendei aqui diversas vezes e que atua praticamente no mundo inteiro. Gosto muito do serviço deles, sempre extremamente pontual, facílimo de reservar online e com carros e motoristas irrepreensíveis.

Bordeaux é uma cidade muito acolhedora, vibrante e fácil, muuuuito fácil de conhecer! Aproveita que ainda dá pra acompanhar a viagem todinha ao vivo nos Stories do meu instagram – passa lá 🙂

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.