PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Turismo de luxo, hotelaria e novas tendências do mercado de viagens e turismo

Disney: a excelência até na adversidade

Por Mari Campos
Atualização:

O inacreditável clima festivo assim que as piscinas do Grand Floridian foram liberadas no final da 2a. feira, menos de 12h após passagem do Irma Foto: Estadão

Dizem que é na adversidade que a gente conhece realmente as pessoas. E, pela minha experiência de toda uma vida no mundo das viagens e turismo, ouso dizer que a máxima se aplica perfeitamente à hotelaria também.

PUBLICIDADE

Como contei aqui no último texto, estou há uma semana no Walt Disney World, em Orlando. Passei dias de trabalho incríveis por aqui até a metade de sábado, pesquisando, experimentando e aprendendo mais sobre os serviços do maior e mais querido complexo de parques de diversão do mundo. Mas veio o sábado a tarde e a proximidade da passagem do furacão Irma pela região e me preparei para o pior.

Com meu voo da segunda-feira transferido para quarta, estiquei minha estadia no irretocável Grand Floridian até a mesma data e segui fielmente as instruções de evitar sair do resort a partir de sábado à noite e respeitei o toque de recolher imposto regionalmente entre domingo e segunda. Em todo o tempo, a simpatia e cordialidade dos funcionários do hotel permaneceram inalteradas: estive o tempo todo sozinha por ali mas em nenhum momento me senti desamparada, já que recebia constante e organizadamente informações sobre o funcionamento do hotel naqueles dias e como eu deveria me preparar para o furacão.

Na noite do sábado, testemunhei diversos hóspedes fazendo check-in, vindos de Miami, Palm Beaches e diversas outras regiões costeiras da Flórida justamente para tentar escapar do Irma. Quando eu os questionava sobre porque não tinham tentado fugir para outro Estado, todos eram unânimes em responder: não há lugar mais seguro para enfrentar um furacão do que o Walt Disney World.

Publicidade

Um dos membros do staff do Grand Floridian trabalhando incansavelmente na retirada de árvores e entulho da propriedade Foto: Estadão

Não foi meu primeiro furacão (o primeiro foi o Ida, no México, em 2009), mas confesso que, com a destruição sem precedentes que ele provocou no Caribe, o Irma me despertou apreensão. Mas os funcionários do Grand Floridian e dos parques estavam com seus sorrisos tão inalteráveis, e dizendo tão claramente que eu estaria 100% segura no meu quarto do hotel e o que eu poderia fazer para garantir 100% minha segurança, que de fato me senti segura ali.

Mesmo durante o toque de recolher, o hotel manteve uma equipe full time no hotel. No edifício Sugar Loaf, onde estou hospedada, o serviço do Club Level permaneceu ininterrupto - e ainda criaram entretenimento interno para as crianças o tempo todo. As recomendações de segurança eram dadas tanto por escrito quanto também na tela da TV, num canal específico para isso. E funcionários que deixaram suas famílias para dormir ali mesmo foram só sorrisos para os hóspedes o tempo todo.

Durante a passagem do furacão - que felizmente veio mais brando, e mudou para cat1 enquanto estava sobre a região dos parques - , não ficamos sem luz, TV, água ou wifi nem por um minuto (tudo no Walt Disney World é subterrâneo e próprio, o que contribuiu sobremaneira para isso).E na manhã seguinte, o café da manhã estava servido no lounge como se nada tivesse acontecido.

Nesta segunda, um staff gigantesco passou o dia conferindo estragos, limpando e fazendo manutenção de todo o resort com uma precisão e rapidez impressionantes. As árvores caídas foram removidas sem que muitos dos hóspedes sequer se dessem conta. E, como no final da tarde da segunda o tempo abriu e fez até sol, limparam e liberaram todas as piscinas antes das 17h, para alegria de diversas famílias.

Em esforço similar, todos os parques foram vistoriados, limpos e checados e nesta terça-feira reabrem (Disney Springs incluída) todas suas atrações - incluindo shows e eventos como o Not So Scary Halloween. Se eu já tirava meu chapéu para a Disney desde os tempos de faculdade por ser este case sensacional de marketing e hotelaria, agora essa admiração é ainda maior. Nunca tinha visto um hotel continuar a colocar o hóspede full time em primeiro lugar durante um período tão adverso como testemunhei aqui no Grand Floridian durante esta passagem do Irma. Louvável mesmo.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.