Foto do(a) blog

Turismo de luxo, hotelaria e novas tendências do mercado de viagens e turismo

Elora: pequena notável

PUBLICIDADE

Por Mari Campos
Atualização:

Uma das típicas casinhas de Elora. Foto: Mari Campos

Apesar de ficar localizada a apenas 1h30 de distância de Toronto, a pequena Elora dificilmente entra no itinerário de um brasileiro que esteja viajando para a província de Ontário. Demorou muito para entrar inclusive no meu próprio radar. Mas foi só visita-la pela primeira vez para cair de amores e fazer de toda ida minha a Toronto e arredores um belo pretexto para visita-la novamente.

PUBLICIDADE

Pequena e colorida, mais parece uma cidade cenográfica, com casinhas de madeira e pedra e lojas e cafés com decoração de gosto duvidoso, propositalmente Kitsch - incluindo muitos edifícios do século XIX. Cheia de bossa, tem também vários restaurantes e bares e até sua própria cervejaria artesanal. Mas Elora caiu mesmo no mapa turístico internacional pelos belos cânions do Elora Gorge, enormes penhascos descendo em direção aos rios Grand e Irvine que fizeram sua fama nestes tempos de Instagram.

Detalhe do incrível Elora Gorge. Foto: Mari Campos

Nos dias de céu muito azul, a beleza do contraste das cores de água, céu, cânios e vegetação é mesmo impressionante, típico cartão-postal. Para os preguiçosos, vale saber que ver os cânios de pertinho nem exige esforço: há mirantes praticamente ao lado dos estacionamentos do parque. Os desfiladeiros renderam também uma belíssima piscina natural, a Elora Quarry, lindamente cercada por paredões de mais de 10 metros de altura - e ali, no verão, dá para nadar em locais pré-determinados, fazer kayak e passear de barco.

Também valem a visita e o snapshot a antiga igreja antiga de pedra, os cafés com sacadinhas voltadas para o rio, a antiga ponte Metcalfe St e o Elora Mill, um antigo moinho de cinco andares que é o único do gênero na província. O moinho, aliás, acaba de virar um tremendo hotel boutique de luxo, o Elora Mill Hotel & Spa. Aberto neste verão canadense, me hospedei nele na semana passada e comprovei que ele cumpre mesmo tudo o que promete.

O Elora Mill Hotel & Spa visto a partir da piscina do spa. Foto: Mari Campos

Para começar, o hotel boutique tem um design elegante e cuidadosíssimo para respeitar o edifício original de 175 anos - com direito, é claro, paredões de vidro do chão ao teto para se beneficiar do entorno incrível repleto de penhascos e água. Os quartos são super espaçosos, com banheiros igualmente enormes e banheiras cheias de bossa(e diversas outras amenidades de luxo, dos secadores de cabelo Dyson Supersonic às garrafas de San Pellegrino e cápsulas Nespresso cortesia). O sistema de isolamento acústico é interessantíssimo: não conseguia ouvir nada dos quartos vizinhos mas dormi feliz da vida com o barulho da queda d'agua vizinha, que chegava pelo janelão de vidro.

Publicidade

Quartos e áreas comuns são super românticos - e o hotel deve focar nos próximos meses não apenas em escapadas românticas como no próprio mercado de destination wedding - e o cenário é mesmo matador. Todos os ambientes do hotel estavam agora fresquíssimos (final de verão do hemisfério norte), mas também preparadíssimos (incluindo belas lareiras nos quartos) para o gélido inverno canadense.

O spa do Elora Mill Hotel & Spa visto a partir dos janelões dos quartos. Foto: Mari Campos

Localizado no coração de Elora, a gente sai do hotel e já está nas ruazinhas principais, de um lado, e praticamente debruçado sobre os cânios, do outro. Há vistas panorâmicas por toda parte: dos quartos, do incrível Stable Spa anexo, do restaurante e do estiloso Penstock Lounge. O menu do restaurante, aliás, merece destaque tanto no café-da-manhã quanto no jantar, com pratos frescos que utilizam somente ingredientes locais - com forte inspiração nas tradições regionais. E um staff simplesmente encantador.

Dá pra ler mais sobre meus passeios prediletos pelos arredores de Toronto neste link aqui.E vale espiar também este site OBN (Ontario Beverage Network) que tem sugestões de outras rotas per-fei-ti-nhas pela província de Ontário, com foco em paisagens incríveis, boa mesa e bons drinks - incluindo cidadezinhas adoráveis como a própria Elora, destilarias e cervejarias incríveis e restaurantes focados em cozinhas farm-to-table, com matérias-primas 100% provenientes da região (como o delicioso Borealis, em Kitchener, um tremendo achado desta viagem).

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.