PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Turismo de luxo, hotelaria e novas tendências do mercado de viagens e turismo

O incrível mundo da FICO

Por Mari Campos
Atualização:

A entrada da novíssima FICO - World of Eately em Bolonha. Crédito: Mari Campos Foto: Estadão

Sabemos que brasileiros em geral adoram o Eataly, seja em Sao Paulo, Nova York, Chicago ou tantos outros cantos. Mas desde a semana passada, Bolonha elevou a paixão de tantos viajantes (e italianos!) pelo mundo do Eataly a um outro patamar: foi inaugurado no último dia 15 de novembro a FICO (Fabbrica Italiana Contadina), um Eataly do tamanho de um shopping inteirinho.

PUBLICIDADE

O novo "mundo mágico" para amantes da gastronomia fica entre 10 e 15 minutos de carro do centro de Bologna, na região italiana da Emilia-Romagna, e conta também com uma linha de ônibus que faz o trajeto a cada meia hora. Ali, a tradição dos produtos enogastronômicos italianos comuns ao Eataly foi associada à produção local e agrícola que transforma ali mesmo sua matéria prima em queijos, massas, azeites, cervejas, sorvetes e tantos outros produtos.

Estive lá ontem (dá para acompanhar detalhes da minha viagem italiana pelo instagram/stories @maricampos) e foi mesmo um belo passeio. Conheço gente que seria capaz de passar um dia inteirinho lá entre compras, refeições e atividades. Organizadíssimo, tem estacionamento imenso - e, como é uma especie de mall, obviamente não há nenhum custo de entrada.

Comer, comer vibes na FICO. Crédito: Mari Campos Foto: Estadão

Dá para visitar a imensa vila (nada menos que 10 hectares de área!) à pé, é claro, mas o local conta também com inúmeras bicicletas de uso gratuito no local, equipadas com cestinhas para produtos de diferentes tipos - e é com elas mesmo que a maioria dos visitantes circula por lá entre prateleiras, stands, pequenas fábricas e diversos restaurantes. Além de comer e comprar produtos relacionados à cozinha e enogastronomia (são mais de 40 restaurantese mais de 40 fábricas distintas), a ideia ali é reunir qualidade, tradição, sustentabilidade, tecnologia, educação e cultura tudo num mesmo espaço. A FICO reúne também diversos espaços lúdicos (fazendinhas, bosques para caça às trufas, jardins de temperos etc) e atividades (cursos para aprender a fazer massas, sorvetes ou queijos, workshops, degustações e até tours guiados).Tem uma imensa livraria de livros relacionados à gastronomia e é tão grande que tem até um espaço próprio para congressos.

Passeando entre os negócios - dispostos em forma de L - dá pra gente fazer uma verdadeira viagem gastronômica por entre as diferentes regiões italianas (ainda que a distribuição de espaços não siga nenhuma ordem geográfica). Da pizza napolitana aos canoli sicilianos, está tudo lá.Um programão para quem estiver em Bolonha ou passeando pela região.

Publicidade

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.