Foto do(a) blog

Turismo de luxo, hotelaria e novas tendências do mercado de viagens e turismo

Para onde viajar em 2018

PUBLICIDADE

Por Mari Campos
Atualização:

Crédito: Divulgação Virtuoso  

Vai chegando o final do ano e, nós, viajantes de carteirinha, já começamos a procurar as listinhas de "best places to go in 2018" para começar a planejar (ou ao menos sonhar) com nossas viagens do ano que vem. Eu sempre fico toda olhos e ouvidos para as listas das publicações especializadas que costumam encher nossa caixa postal de sonhos viajantes quando chega desembro. #simsoudessas

PUBLICIDADE

Pois nem chegou dezembro de verdade ainda e uma das mais importantes e respeitadas listas do mercado já chegou ao mercado: o Virtuoso Luxe Report 2018, reconhecido internacionalmente como um dos principais antecipadores de tendências do mercado de viagens de luxo.A  Virtuoso® é a rede líder de agências especializadas em viagens e experiências de luxo no mundo, com mais de 800 agências e mais de 16.000 consultores de viagem em mais de 45 países.

Então se você também é um freak das listinhas viajantes, gruda aqui neste texto. Através de pesquisas realizadas com os consultores de viagem do grupo, o relatório aponta todo ano as tendências de viagem deste mercado para o ano vindouro. As tendências traçadas para as viagens de luxo são tão importantes porque acabam interferindo também fortemente em todos os outros setores de viagens, incluindo até o de viagens budget.

Para 2018, aparecem como destaque no relatório da Virtuoso o desejo de explorar destinos fora do circuito turístico tradicional - que é algo que vem mesmo crescendo entre viajantes ano após ano. Afinal, quem já fez os principais roteiros turísticos quer mais é descobrir lugares novos, fora da zona de conforto, que sejam mais transformadores ao final da viagem. Entre os brasileiros, o desejo por explorar países como Irã, Líbano e Ruanda deve virar cada vez mais realidade. Islândia, África do Sul, Japão e Portugal também continuam firmes e fortes nos sonhos viajantes de muita gente para o ano que vem.

Publicidade

Maldivas está na minha listinha de desejos também. Crédito: Divulgação Virtuoso Foto: Estadão

Em destaque, as regiões "geladas" ganham cada vez mais a preferência dos viajantes, incluindo aventuras no Ártico, Antártica, Alasca, Patagônia e Islândia.Safáris africanos, viagens multigeracionais para estreitar laços familiares e todo tipo de experiências  fora do convencional e imersivas também aparecem entre as preferências dos viajantes para o próximo ano.Aliás,para quem tem bala na agulha, os consultores Virtuoso são craques em bolar atividades inusitadas, como voar de MiG-29 na Rússia ou dormir em iglus na Noruega, por exemplo.

As principais tendências de viagem deste relatório são viagens de aventura, de celebração, roteiros exclusivos (em jatos privados, iates etc), viagens em família, viagens gastronômicas e, veja só!, cruzeiros.Os destinos apontados como emergentes para brasileiros em 2018 são, nesta ordem, Líbano, Irã, Ruanda, Cuba, Japão e Portugal. Para o mercado de lua-de-mel, o relatório aponta Maldivas em primeiro lugar, seguido de Itália, Seychelles, Polinésia Francesa e (ops) Tailândia. Para os millennials, a preferência vai de Austrália, Tailândia, Tanzânia, o próprio Brasil e Costa Rica a Omã. O melhor destes relatórios é que, além de apontar tendências importantes para o mercado, servem como imensa fonte de inspiração para nós, viajantes.Tem destinos deste relatório que há anos estão na minha wish list - de Líbano e Irã, de Japão à Islândia, das Maldivas a Cuba - que, se tudo der certo, virarão realidade no ano que vem. Alguém mais aqui já fazendo a própria listinha dos sonhos para 2018?  

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.