Foto do(a) blog

Turismo de luxo, hotelaria e novas tendências do mercado de viagens e turismo

Para relaxar de corpo e mente

PUBLICIDADE

Por Mari Campos
Atualização:

O delicioso lago central da propriedade em Penedo, RJ. Foto: Mari Campos

Desconectar do mundo, conectar-se mais a si mesmo, rever conceitos, cuidar mais do corpo e da mente. Em todas as pesquisas relacionadas a mercado turístico esta tem sido uma busca cada vez maior por turistas em algumas de suas viagens. O chamado "turismo medicinal" é um dos setores que mais tem crescido atualmente em diversas regiões do globo.

PUBLICIDADE

E é meio nesta linha que criaram o Rituaali, o primeiro centro de Medicina do Estilo de Vida no Brasil. Esqueça a ideia de spa tradicional; o Rituaali vai muito além disso - inclusive porque boa parte de seus hóspedes sequer busca o emagrecimento quando decide se hospedar por lá. Instalado na adorável Penedo (RJ), na Serra da Mantiqueira,tem estrutura de resort boutique para quem quer cuidar do corpo e da mente, buscando equilíbrio, relax e também bem- estar através de novos hábitos sadios.

A piscina externa e o edifício principal/spa. Foto: Mari Campos

Com o slogan "viver melhor para viver mais", o local é administrado pelo terapeuta Juan Carlos Picasso. Passei alguns dias de muito sossego ali, na bela propriedade rodeada por mata e montanhas.Há equipe de enfermagem para checar nosso estado de saúde, palestras ligadas a saúde e estilo de vida,e consultas médicas que se convertem em longas conversas sobre hábitos e estilo de vida - afinal, a ideia principal do Rituaali é incentivar os hóspedes a aprenderem hábitos mais saudáveis que se adaptem ao SEU próprio estilo de vida. Há também programas específicos para quem tem objetivos determinados, como anti-stresse, anti-dor ou anti-tabagismo.

Cada hóspede recebe um programa diário totalmente customizado, do menu das refeições às demais atividades do dia (massagens, caminhadas, musculação,duchas vichy, geoterapia, aromacologia, banhos de imersão etc).A alimentação é cuidadosa, seguindo a linha da "alimentação vital", que utilizando ingredientes cultivados ali mesmo e demais produtos feitos in loco, sem estimulantes ou agrotóxicos (não se pode dizer que seja vegana porque utiliza mel). As porções em geral são bem pequenas (e variam muito de um hóspede para outro, dependendo dos propósitos de cada um), mas a apresentação é linda, para comermos também com os olhos.Quem ama café como eu tem um grande downside: ali só entra "café" de milho ou cevada (que achei horríveis).E também achei o jantar, embora saboroso, extremamente frugal (geralmente só um bowlzinho de sopa mais ralinha).

Refeições veganas para comer também com os olhos. Foto: Mari Campos

Os quartos também são, incluindo alguns chalés lindos com hidro; mas o 4G praticamente não pega na propriedade e o wifi é desligado no hotel todo das 22h às 6h. Além das atividades feitas dentro do próprio Rituaali e das deliciosas piscinas da propriedade, o programa sempre contempla também atividades em Penedo e arredores, como caminhadas até o centrinho da cidade pela manhã cedinho e passeios de um dia a cachoeiras ou parques da região (como o belo Itatiaia). Vale bem para quem precisa rever hábitos alimentares e, principalmente, para dar uma desintoxicada geral do dia-a-dia e do stress.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.