PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Das sete colinas lisboetas direto para São Paulo

Opinião|Cinco vinhos para o seu Natal

Época de Natal é época de comida, verdade? Tem mesas fartas seja em Portugal ou no Brasil, tem bacalhau ou leitão, bolo-rei ou panetone, tem perú, bolinho de bacalhau, frutas, rabanadas ou salpicão e vinho. Tem sempre muito vinho, seja em Portugal ou no Brasil. Por isso, a melhor forma de desejar um Feliz Natal nesse blogue, é deixando uma lista de cinco vinhos que não podem faltar na sua mesa nessa consoada, seja de que de lado do Oceano for!

Atualização:

Como eu não sou especialista, vocês sabem, voltei a pedir ajuda ao enólogo Diogo Lopes .

Ele selecionou várias opções que ligam com diversas comidas e servem para vários momentos das festividades. O preço está em euros e é aquele que se encontra em Portugal - peça a algum amigo que esteja viajando para levar na bagagem que sempre compensa!

Ah, e claro: BOAS FESTAS. FELIZ NATAL. UM ABRAÇO DO TAMANHO DESSE OCEANO QUE NOS SEPARA!

PUBLICIDADE

1. KOMPASSUS BLANC DE NOIR ESPUMANTE 2014 - DOC BAIRRADA

Adoro espumantes. São vinhos festivos e nada como usar estes vinhos nas celebrações do Natal. Na mesa como aperitivo, ou mesmo a acompanhar pratos mais complexos. Este espumante é dos melhores que se fazem em Portugal.
PVP: 14EUR
2. DORY RESERVA BRANCO 2015 - IG LISBOA
Para o bacalhau (mesmo que só os bolinhos!) nada melhor que um branco com estrutura. Esse branco vem de uma vinha Atlântica, e é fermentado exclusivamente em barricas de carvalho francês. Tem estrutura, complexidade e volume. Combina muito bem com os queijos do Natal...
PVP: 12EUR
3. HERDADE DO ROCIM CLAY AGED TINTO 2015 - DOC ALENTEJO
É um grande vinho tinto do Alentejo. Estagiado em ânfora de barro, traz uma nova visão para os tintos alentejanos. Intenso, carnudo e muito complexo. É um vinho para surpreender qualquer um!
PVP: 35EUR
4. VILLA OLIVEIRA TOURIGA NACIONAL TINTO 2011 - DOC DÃO
A Touriga Nacional é a rainha das castas tintas portuguesas. Só por si já é uma boa desculpa para se abrir uma garrafa dessas no Natal. Esse é um vinho de vinhas velhas, de uma emblemática vinha da região do Dão, no norte de Portugal. Dá um enorme prazer, as suas notas florais tornam-no num vinho elegante e muito rico.
PVP: 38EUR
5. WARRE'S OTIMA 20 ANOS - PORTO

Vinho do Porto. Não pode faltar numa mesa portuguesa. Este tawny é um vinho soberbo, ideal para os doces de natal ou para conjugar com uns bons frutos secos. Muito importante é servir a 12ºC, para não perder a elegância.

PVP: 24EUR

 

 Foto: Estadão

 

Opinião por Margarida Vaqueiro Lopes
Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.