Foto do(a) blog

Das sete colinas lisboetas direto para São Paulo

Opinião|Portugal enlouqueceu com Música, Papa e Futebol

PUBLICIDADE

Atualização:

Um pouco a sério, um pouco em jeito de brincadeira, esse final de semana a frase foi sendo ouvida várias vezes: "Salazar estaria feliz". A referência ao ditador é rapidamente entendida por quem esteve em Portugal nos últimos dias - os três pilares do regime de Salazar eram Fado, Fátima e Futebol. Uma espécie de ópio do povo.

Capa do jornal Público desse Domingo, dia 14 de Maio. 

PUBLICIDADE

Nos dias 12 e 13 de Maio o Papa Francisco esteve em Fátima levando cerca de um milhão de pessoas ao Santuário onde canonizou dois dos três pastorinhos (Jacinta e Francisco) que subiram assim à categoria de santos; ao início da noite o Benfica ganhou o quarto campeonato seguido, e no final da noite Salvador Sobral arrecadou o primeiro lugar no Festival da Eurovisão da Canção, um evento até esse ano completamente ignorado pelos portugueses. Nossa melhor classificação tinha sido um sexto lugar há 20 anos, e o espetáculo deixou de ter importância.

Há várias décadas, o Festival da Canção era um dos mais importantes acontecimentos do ano. Por ele passaram vários artistas que ganharam fama por serem vencedores - Celine Dion e Abba são apenas dois exemplos -e politicamente ele era bastante relevante. Durante os anos da ditadura, muitas mensagens revolucionárias passaram pelos palcos do Festival, o que era sempre um momento bem legal. Ele foi perdendo importância e musicalidade, que foram trocados por fogos de vista, música pop e muitas bailarinas. Portugal ganhou com uma balada super tranquila e um artista que era exatamente o oposto detodos os outros: cantou em português e não em inglês, esteve sozinho em palco e vestiu roupa preta e desengraçada para o espetáculo. Ganhou com os votos do júri e do público tranquilamente. Se tornou um fenômeno que colocou todo o mundo de novo colado à televisão. Salvador Sobral devolveu aos portugueses um pouco daquele patriotismo que geralmente a gente só tem em época de campeonato europeu ou mundial de futebol. Obrigada por isso.

O Benfica ganhou o campeonato - e todo o mundo sabe que se há adeptos fervorosos nesse país e sobretudo nessa cidade são os benfiquistas - o que significa que mais de metade do país estava louco no Sábado à noite. A praça do Marquês de Pombal se encheu de gente para festival a vitória - como é habitual por aqui - e claro que acabou celebrando também o Salvador Sobral. Dessa vez não houve problemas de maior e foi realmente noite de festa.

Desconfiamos de que o Papa Francisco só não celebrou também porque já tinha ido embora, mas durante três dias o país praticamente parou para acompanhar o antes, o durante e o depois da visita Papal. Francisco esteve em Portugal menos de 24h, para participar no centenário das aparições de Fátima e para canonizar os pastorinhos, como falei, mas veio "como peregrino", o que significa que não foi uma visita de Estado, como acontece tantas vezes. Portugueses e estrangeiros se deslocaram para um dos Papas mais populares de sempre e creio que se pode dizer, com alguma segurança, que essa semana, você só vai encontrar portugueses felizes por aqui.

Publicidade

Quer apostar?

Opinião por Margarida Vaqueiro Lopes
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.