Foto do(a) blog

Das sete colinas lisboetas direto para São Paulo

Opinião|Portugueses convidados a comprar pixéis de quadro neo-clássico

Há vários países do mundo que têm essa tradição, mas Portugal nem por isso. Fazer um crowdfunding para comprar uma obra de arte é algo inédito que está acontecendo no país, e em menos de 24 horas, os portugueses já compraram 12% da obra "Adoração dos Magos", de um importante pintor português.

PUBLICIDADE

Atualização:

Essa tela de Domingos Sequeira está na posse de um particular, descendente do primeiro duque de Palmela, mas o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) quer muito ter a obra, bastante relevante para a História de Arte portuguesa. Foi pintada em 1828, quando Domingos Sequeira estava em Roma, e foi comprada pelo duque de Palmela à filha do próprio pintor, em 1845.

PUBLICIDADE

O atual proprietário está disposto a vendê-la, por 600 mil euros (cerca de 2,5 milhões de reais). Problema? O MNAA não tem esse dinheiro e com a crise que desde 2008 atacou o país, o Estado não libera verbas para cultura ou arte - na verdade, o anterior Governo acabou com o ministério da Cultura que só agora está surgindo novamente.

Mas a direção do Museu não desistiu e lançou uma campanha de crowdfunding, à semelhança do que fazem muitos espaços nos Estados Unidos, França ou Itália. Através desse site aqui você pode selecionar qual a parte do quadro que quer financiar - legal como todo o mundo foi escolhendo os rostos, né? -, e fazer uma doação. O quadro vai-se iluminando à medida que vai sendo angariado dinheiro o que ajuda a ter uma ideia de quanto falta para que o MNAA consiga ter a obra no seu espólio. Até Abril é possível fazer doações - daí do Brasil também! Imagine fazer uma viagem a Portugal e ver seu pedacinho de quadro no museu J

Basicamente, se cada português contribuísse com seis cêntimos de euros, a gente conseguiria comprar o quadro. Atualmente já houve até doações dos Estados Unidos. Vai dizer que não dá vontade de comprar um píxel?

Opinião por Margarida Vaqueiro Lopes
Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.