Foto do(a) blog

Das sete colinas lisboetas direto para São Paulo

Opinião|Portugueses criam máscara capaz de inativar coronavírus

Empresas e universidades se juntaram numa tarefa que resultou em muito sucesso: a máscara MOxAdTech, desenhada e fabricada em Portugal, que já está à venda desde abril, foi testada com sucesso. É a primeira com capacidade para inativar o vírus que causa a Covid-19, garantem os cientistas do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes.

PUBLICIDADE

Atualização:

Criada por uma empresa têxtil portuguesa, em parceria com a Universidade do Minho, e com o apoio da gigante de varejo SONAE, a máscara MOxAdTech existe em duas cores (preto e branco) e está a venda por EUR10 euros (cerca de R$65). Ela se assume "como a primeira máscara que inativa o vírus SARS-CoV-2. Este projeto pretende, desde a primeira hora, reforçar a proteção pessoal na atual situação de pandemia, tornando acessível o vestuário técnico ao maior número de pessoas possível", dizem os responsáveis do projeto em um comunicado enviado há umas semanas para as redações.

D.R. Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Foi nesse documento que os responsáveis revelaram que testes independentes realizados pelo prestigiado iMM permitiram confirmar a eficácia da máscara MOxAd-Tech na inativação do novo coronavirus. Segundo os especialistas, a máscara tem um revestimento que neutraliza o vírus SARS-CoV-2 quando este entra em contacto com o tecido, efeito que se mantém mesmo depois da realização de 50 lavagens domésticas, realizadas a uma temperatura de 60 graus.

A grande vantagem dessa máscara é que ela se torna muito segura para utilizar em lugares com muita gente, porque para além de proteger os outros de um eventual contágio, ela protege também o utilizador, o que geralmente não acontece com as máscaras sociais.

D.R. Foto: Estadão

Pedro Simas, investigador e virologista do iMM, foi quem coordenou os testes que qualificam o tecido utilizado nessa máscara como tendo propriedades anti-virais. No comunicado, o cientista explica que "de forma simplificada, estes testes consistem na análise do tecido após o contacto com uma solução que contém uma determinada quantidade de vírus, cuja viabilidade se mede ao longo do tempo. Os testes à máscara MOxAdtech revelaram uma inativação eficaz do SARS-CoV-2 mesmo após 50 lavagens, onde se observou uma redução viral de 99% ao fim de uma hora de contacto com o vírus, de acordo com os parâmetros de testes indicados na norma internacional ISO18184:2019."

Em Portugal, as máscaras podem ser encontradas nas lojas MO, Wells e dos CTT, e em Espanha na cadeia espanhola Eroski. Ainda não é claro se vai ser comercializada no resto do mundo.

Publicidade

 

--

Acompanhe o Sambando em Lisboa através do Facebook!

Opinião por Margarida Vaqueiro Lopes
Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.