PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Das sete colinas lisboetas direto para São Paulo

Opinião|Uma viagem medieval

Queridos leitores, hoje o meu convite é para que saiamos um pouco das colinas lisboetas, para irmos conhecer uma outra colina: a vila - é uma cidadezinha - de Óbidos.

Atualização:

Não sei se já ouviram falar, mas é paragem obrigatória vindo a Portugal. Nessa pequena cidade que fica a uns 80 quilómetros de Lisboa - tem ônibus direto de Lisboa para lá quase de hora a hora - tem alguns dos eventos mais legais durante o ano: Feira do Chocolate, Feira Medieval, Vila Natal...Ela fica bem dentro da muralha de um castelo, que funciona ainda como Pousada de Portugal, o que significa que poderá dormir lá se quiser. São alojamentos de luxo super legais, e esse castelo é considerado uma das Sete Maravilhas de Portugal. Eu super recomendo um final de semana para passear pela vila, para olhar a região do topo das muralhas, para beber a deliciosa 'Ginginha' - um licor de ginja que é super famoso em Óbidos - e também para conhecer as bonitas Igrejas e ruas da vila.

PUBLICIDADE

Óbidos é muito bonito no Verão - é também muito perto de algumas das praias mais legais de Portugal, conhecidas por serem muito boas para a prática do surf - mas para mim tem muito mais encanto no Inverno. É frio!, hein? Mas você vai achar um monte de barzinhos legais com lareira dentro, que torna a experiência maravilhosa. Todas as casas estão cuidadosamente pintadas e cuidadas, e você não verá um fio elétrico passando na rua - eles são proibidos no exterior.

Poderá passear com um casaco quentinho - que também pode comprar nas lojas típicas, embora lá seja sempre um pouco mais caro - e com um pacotinho de castanha portuguesa (aqui a gente chama só de castanha, tá?) assada, para esquentar suas mãos.

É bem fácil imaginar cavaleiros e donzelas passeando pelas ruas que mantêm todo o traçado medieval e que nos fazem sonhar com a História de Portugal.

 E claro, prove a Ginginha em copo de chocolate - qualquer bar vai ter uma banca na rua vendendo isso por um euro. Basicamente você bebe o licor e ainda come o copinho. Bom, né? Ma-ra-vi-lho-so!!

Publicidade

 Foto: Estadão

Claro que você terá depois que comprar mais uma garrafa de Ginginha para levar para o Brasil, porque simplesmente não vai resistir, mas aí eu posso te indicar umas outras duas que são igualmente boas mas talvez um pouco mais baratas. Só que isso é matéria para outro texto e você precisa ir reservar sua passagem para Portugal, agora, né? Que aqui vai começar a fazer frio, e essas vilas ficam tão gostosas no Inverno! - com roupa adequada, gente. Imagina que está vindo para o frio mesmo. E estou falando de temperaturas próximas do zero, aqui em Óbidos. Mas garanto que vale a pena - e tem até chocolate quente com ginja em vários barzinhos, para você poder se esquentar!

Quanto custa? A passagem de Lisboa para Óbidos custa 7,60 euros, e a viagem dura cerca de uma hora. Se quiser dormir no Castelo ou em qualquer outro hotelzinho da Vila, os preços variam entre os 40 e os 150 euros por noite- vai depender se você quer uma coisa simples ou olhar Óbidos da muralha. Uma refeição média custa em redor dos 25 euros, com um bom vinho do Oeste para tomar.

Publicidade

Opinião por Margarida Vaqueiro Lopes
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.