PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Por Daniel Ribeiro - Gente comum em viagens extraordinárias

Antes que acabe

 

Por Daniel Ribeiro
Atualização:

Rua Amaro Cavalheiro pelo artista plástico João Galera. Foto: Divulgação/ João Galera

Em 2014 planejei ir à Índia e ao Nepal com uma amiga, mas a viagem acabou não rolando e fui para outros destinos. Em abril de 2015, Katmandu, a cidade dos templos gigantes no Nepal foi destruída por um terremoto.  Vários lugares turísticos estão ameaçados de extinção por diversas razões. Galápagos, no Pacífico, sofre com o crescimento do turismo e a mudança climática. O clima também ameaça a Grande Barreira de Corais, na Austrália, as Maldivas que devem desaparecer em menos de cem anos, e até Veneza que vem afundando pouco a pouco a cada ano.  O volume do Mar Morto, em Israel, já foi reduzido a um terço do que ele era e o Taj Mahal, na Índia, sofre com a poluição que corrói seu mármore.

A exposição fica no Museu da Casa Brasileira até o dia 31 de julho. Foto: Divulgação/ João Galera

PUBLICIDADE

Não precisamos ir longe. Não são apenas os grandes pontos turísticos que compõem os destinos. Já experimentou caminhar pelo seu bairro e notar o quanto tudo mudou nas últimas décadas? Pensando nisso, o artista plástico e antropólogo João Galera e o Museu da Casa Brasileira abriram a mostra "Antes que acabe", com desenhos de casas dos bairros da região central e Oeste de São Paulo que aos não tão poucos vão dando lugar a grandes edifícios.O artista o faz com olhar de turista. Radicado em São Paulo há alguns anos, ele veio do Paraná e observa desde então a transição da cidade.

 Foto: Divulgação/ João Galera

A mostra é um passeio turístico pela arquitetura paulistana dentro de um museu. A interpretação do artista nos provoca a olhar as casas que ainda resistem nos bairros mais verticalizados de São Paulo e despertar o olhar de turista na nossa própria cidade.Galera consegue nos lembrar de que conhecer um lugar é uma experiência em constante transformação.

Rua Morgado de Mateus. Foto: Divulgação/ João Galera

"Antes que acabe" instiga o olhar para São Paulo e apressa um pouco certos planos de viagens que deixamos para lá.  Afinal, sempre teremos Paris..., mas nunca mais a mesma Paris.

 Foto: Divulgação/ João Galera

Antes que acabe Museu da Casa Brasileira Av. Brig. Faria Lima, 2.705 Jd. Paulistano Até 31 de julho das 10h às 18h (terça a domingo) R$ 7

Publicidade

O livro com os 58 desenhos da série pode ser comprado pelo Partio.

Me segue no instagram, sou Viagem Sem Fim no Facebook.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.