Foto do(a) blog

Por Daniel Ribeiro - Gente comum em viagens extraordinárias

Ouro Preto: história, arte e cachaça

PUBLICIDADE

Por Daniel Ribeiro
Atualização:
Uma das muitas vistas, sempre parciais, de Ouro Preto. Foto: Estadão

Há 224 anos, Joaquim José da Silva Xavier foi enforcado no Rio de Janeiro e sua cabeça foi levada para a Praça Tiradentes, nome pelo qual era conhecido, na cidade de Vila Rica, hoje chamada Ouro Preto. Até hoje comemora-se o dia de Tiradentes por ter sido um mártir da luta pela independência do Brasil de Portugal. De lá para cá a cidade mudou, mas não muito.

Ouro Preto é conhecida por seu patrimônio histórico preservado conviver harmoniosamente com as festas muito loucas das cerca de 100 repúblicas universitárias da cidade. O que eu mais gosto na cidade é que ele fica em uma região montanhosa e tem diversos mirantes. A não ser que você sobrevoe a cidade, nunca conseguirá vê-la por completo.

Na minha última visita à cidade, levei uma amiga argentina para conhecer e pulei na frente de uma foto que ela ia fazer. É uma das minhas fotos favoritas. Foto: Valéria Nuciari.

PUBLICIDADE

A chegada à cidade é pela Praça Tiradentes que atualmente conta com um monumento ao herói inconfidente em frente ao palácio do governador, que agora é o Museu da Inconfidência - uma visita obrigatória. As ruas íngremes e de calçamento de pedras são um desafio aos menos preparados fisicamente.

Dos meus lugares prediletos, o Café Cultural Ouro Preto (R. Claudio Manoel, 15) é onde gosto de sentar, tomar uma cerveja e relaxar entre uma caminhada e outra. Casa de algumas das grandes obras de Aleijadinho. A Igreja de São Francisco é a minha preferida, a poucos metros da praça. Em frente ao templo fica a feira da pedra sabão com peças de diversos artistas locais que fazem desde grandes imagens até pequenos souvenires.

Publicidade

A igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto. A minha predileta. Foto: Estadão

A cidade é uma das mais visitadas da Rota do Ouro, o antigo caminho colonial que levava o minério de Minas Gerais para os portos de Paraty e do Rio de Janeiro. A arquitetura é, sem dúvida, o principal atrativo da cidade.

A antiga Vila Rica guarda momentos comoventes para o visitante. No Museu da Inconfidência há uma sala chamada Panteão, com uma placa central que registra o nome de todos os envolvidos no movimento e 16 túmulos de pedra com os retos dos inconfidentes identificados. A sala fica sempre à meia luz, com uma bandeira do Estado de Minas Gerais e um som ambiente que contribui para uma atmosfera de profunda reflexão. Impossível sair de lá indiferente.

Um dos caminhos da Mina do Chico Rei. Foto: Estadão

As minas de ouro desativas abertas à visitação são outro momento de reflexão. Uma verdadeira porrada histórica na cara percorrer os caminhos que os escravos trilhavam em busca de ouro. A Mina do Chico Rei e a Jeje Nagô transportam o turista para um momento triste e desconfortável da história quando os escravos viviam 30 anos em média devido às condições insalubres daquele trabalho.

Apesar disso, Ouro Preto é um resumo da história do Brasil onde tudo acaba em festa. As cachaças da região aquecem o corpo das noites frias e deixam o viajante pronto para a festa!

 

Quer mais dicas? Me segue no instagram @aqueledaniel e curte a página doViagem Sem Fim no Facebook!

Publicidade

Fiz uma primeira experiência no Youtube. Se inscreva no canal!

Fanfarra desfilando pelas ruas da cidade. Foto: Estadão
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.