PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Por Daniel Ribeiro - Gente comum em viagens extraordinárias

Seja turista em SP

Sempre que viajo procuro entrar em contato com pessoas que moram nos destinos que vou visitar para conhecer aquelas atrações que só quem é do lugar sabe indicar. Por ter sido sempre muito entusiasmado com viagens e gostar de conhecer gente de fora, eu acabei aprendendo a olhar para minha cidade com outros olhos e criei alguns roteiros em São Paulo para levar os turistas que eu conheci. E o melhor disso é que sempre descubro coisas novas. Um alemão arquiteto me ensinou a olhar para o alto quando ando pelo centro da cidade. Uma professora pernambucana me ensinou a caminhar em silêncio e sem fones de ouvido para ouvir os diferentes sons de cada bairro. Uma croata me ensinou que os restaurantes self-service são o máximo, embora uma colombiana tenha me ensinado que neles devemos comer salada e carne, nunca batata porque pesa mais. Um congolês me fez perceber o quanto nosso cachorro quente é sensacional e prático.

Por danielribeiro
Atualização:

São Paulo é esse resumo do mundo onde em se procurando, de tudo dá. Eu gosto de fazer um roteiro a pé pelo centro da cidade. Naturalmente, muita coisa fica de fora, mas é preciso fazer certas escolhas.

PUBLICIDADE

Comece pela Praça da Sé onde está a catedral. A igreja é bem bonita e tem um valor histórico inquestionável, além de ser o marco zero da cidade. De lá, siga para o Pátio do Colégio, onde São Paulo foi fundada pelo padre José de Anchieta há exatos 462 anos. O museu Anchieta fica lá, mas recomendo visita-lo apenas quando tiver algum tempo, costumo tomar apenas um café.  A construção abriga um café e parte de uma parede de 1585. A caminhada segue até o Centro Cultural do Banco do Brasil, na Rua Álvares Penteado. Ainda que você não tenha checado a programação com antecedência, as chances de desapontamento com as exposições são remotas. Mas não demore. O centro ainda tem muito a oferecer.

A próxima parada é o Mosteiro São Bento com a igreja que é, na minha opinião, a mais interessante da cidade. Além do órgão como principal atração, o teto é reto, bem diferente das outras. E você ainda pode comprar um pão delicioso e caro feito pelos monges. Subindo a Libero Badaró, você vai passar em frente ao edifício Martinelli que já foi o mais alto da cidade. Contam que nos primeiros anos após a construção muita gente evitava passar pelas redondezas com medo de ele cair. O fim da subida leva ao viaduto do Chá de onde se pode ver todo o Vale do Anhangabaú. Ali do lado está o Teatro Municipal de São Paulo, considerado por muitos a construção mais bonita daqui.

Siga pelo calçadão na Barão de Itapetininga até a Praça da República e, de lá, para o Edifício Itália e o Copan, logo atrás dele, projetado pelo Oscar Niemeyer. No edifício Itália os turistas podem subir de graça nos dias da semana entre 16h e 17h. Vale a pena ser pontual porque a vista é impressionante. Já o Copan é para ser visto de fora.

Costumo levar os visitantes por estes caminhos e sempre me surpreendo com as reações de encantamento para as paisagens que já são comuns para os meus olhos. A partir de hoje, escreverei sobre outros lugares e assuntos relacionados à sua próxima viagem, mas deixo aqui registrado meu amor por essa cidade. Um amigo disse esses dias que muita gente conhece a Disney antes de conhecer o centro. Não perca tempo, vá visitar São Paulo.

Publicidade

*O meu retrato que ilustra este blog é do fotógrafo Marcus Samed

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.