Foto do(a) blog

Blog do Viagem & Aventura

125 anos da Torre Eiffel

Ícone do turismo parisiense, a Torre Eiffel chega hoje aos 125 anos - e em plena forma. Para celebrar a data, a administração do marco colocou em sua página oficial do Facebook, um quiz (disponível em francês e inglês) sobre a Paris na época da  Exposição Universal. A torre foi projetada por Gustave Eiffel exclusivamente para o evento de 1889, e foi alvo de inúmeras polêmicas. Deveria ser desmanchada 20 anos mais tarde, mas a antena de rádio colocada pelas forças armadas em seu ponto mais alto, a 330 metros, a salvou.

PUBLICIDADE

Foto do author Adriana Moreira
Por Adriana Moreira
Atualização:

Na época de sua inauguração, era preciso subir seus 1710 degraus a pé para ter a panorâmica de Paris. Hoje, três elevadores levam os visitantes para o alto, embora dois deles estejam fechados no momento. A torre passa por uma reforma desde 2008, que vai reformular o primeiro andar (veja a projeção de como vai ficar aqui). Por isso mesmo, não haverá nenhuma celebração oficial hoje. As obras têm previsão para terminar entre setembro e outubro, quando deve ser realizada uma grande festa.

PUBLICIDADE

Enquanto isso, quem estiver na capital francesa de 2 de abril a 17 de agosto pode fazer uma imersão no universo da Exposição Universal na época em que a torre surgiu no horizonte da cidadeno Petit Palais do Museu de Belas-Artes. A mostra Paris 1900, a Cidade do Entretenimento reúne telas, roupas, vídeos e objetos para ajudar o visitante a entender a atmosfera da Belle Époque parisiense.

Mas, se você não vai visitar Paris tão cedo, dá para fazer uma visita detalhada à torre, da época de sua construção à vista panorâmica que se tem lá do alto aqui.

Viagem também ajuda você a chegar pertinho da torre com a galeria abaixo. E aproveitamos para convidá-lo a participar: tem uma foto da Torre Eiffel? Ela também pode entrar na nossa seleção. Basta enviar sua imagem para o e-mail viagem.estadao@gmail.com ou colocar a hashtag #paris125viagemestadao no Instagram até amanhã (1.º de abril), ao meio-dia.

[galeria id=10249]

Publicidade

*Informamos que a participação está encerrada. Recebemos 232 imagens e gostaríamos de colocar todas em nossa galeria. Abaixo, a galeria com as selecionadas. Obrigada a todos que compartilharam conosco seus momentos especiais!

[galeria id=10281]

 

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.