Foto do(a) blog

Blog do Viagem & Aventura

A Munique dos surfistas

Impossível não se surpreender com caras vestindo roupas de surfe em pleno Englischen Garten, o maior parque público de Munique. Afinal, quem é que arriscaria dizer que a prática do surfe é comum ali, a mais de 700 km longe da costa?

PUBLICIDADE

Por Bruna Tiussu
Atualização:

Já que não há mar por perto, os locais se viram (desde os anos 1970!) com as ondas do Eisbach, um canal artificial que corta quase todo o parque. O ponto principal fica na direção do Museu Haus der Kunst, onde as águas cruzam a Ponte Himmelreich e surgem com mais força do outro lado, formando boas ondas de mais ou menos um metro de altura.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Ali, surfistas munidos de suas pranchas (e sempre com roupa adequada para encarar a água gelada do canal) esperam sua vez em fila, nos dois lados do rio. A força da água é tanta que só os mais experientes conseguem mesmo 'pegar uma onda' - vários deles são facilmente carregados pela maré, e se agarram na borda para não terminarem longe demais. Este alto grau de dificuldade têm atraído surfistas do mundo todo dispostos a encarar o desafio.

 Foto: Estadão

O surfe no Eisbach sempre foi ilegal - o que não parece intimidar os adeptos. Porém, ganhou título de atração turística de Munique e tal fama que, atualmente, as autoridades locais estão estudando um jeitinho de legalizá-lo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.