Foto do(a) blog

Blog do Viagem & Aventura

Abav volta a ter feira de turismo itinerante ainda em 2021, no Ceará

Evento presencial em Fortaleza está marcado para outubro e em São Paulo para março de 2022. Espelhado virtualmente, encontro é traduzido para 20 línguas

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Por Nathalia Molina*

PUBLICIDADE

A Abav Expo, feira de turismo realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Nacional), volta a ter edição itinerante - a última foi em 2002, no Recife. O evento do setor passa a ter duas edições anuais: uma em São Paulo, já marcada para março de 2022, e outra no segundo semestre em diferentes destinos do País. O próximo encontro já está marcado para o Nordeste. Será em Fortaleza, de 6 a 8 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará.

"Olhando o mundo e tudo o que está acontecendo, resolvemos a partir de hoje fazer dois grandes eventos por ano. Será em março de 2022 em São Paulo e no segundo semestre, a gente volta a ter Abav Expo em outros destinos, começando pelo Ceará já neste ano", disse Magda Nassar, presidente da Abav Nacional, hoje em coletiva de imprensa virtual.

Ceará recebe feira de turismo presencial, com experiências virtuais - Fotos: Secretaria de Turismo do Ceará  

A Abav Expo será presencial e espelhada na internet. O evento será multiplataforma, com experiências virtuais por todo o Ceará. O expositor já chega com o estande montado, para evitar muita circulação de pessoas e aumentar a segurança sanitária. As inscrições de visitantes serão feitas apenas pelo site abavexpo.com.br para evitar filas no local. "Nossa plataforma é traduzida em mais de 20 idiomas", explicou Magda. "A Abav vai abrir essa porta para a retomada do turismo. Por estarem todos aqui já mostra como estamos unidos e vamos ajudar a reconstruir o Brasil", afirmou.

Participaram da coletiva ainda o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto; o presidente da Embratur, Carlos Brito; o secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Mello Pinho; o secretário de Turismo de São Paulo, Vinícius Lummertz; e os presidentes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih Nacional), Manoel Linhares, e da Abih-CE, Régis Nogueira de Medeiros, e da Abav-CE, Murilo Santa Cruz.

Publicidade

Turismo dentro do Brasil com alta procura pelo Nordeste

Todos ressaltaram o potencial econômico do setor e a oportunidade de reconstruir o turismo interno diante da impossibilidade de viajar para o exterior. O turismo no Nordeste já está aquecido, como lembrou o presidente da Embratur. "As agências já sentem a procura pelo destino, e a Abav no Ceará vai fortalecer isso. Vamos divulgar a feira internacionalmente também para dar apoio", afirmou Brito.

O secretário paulista de Turismo ressaltou a importância do evento itinerante para promover o fluxo de viajantes entre as regiões do País. "O nosso turismo é integração. O avião vai e tem de voltar cheio", disse Lummertz. "Até outubro já teremos um bom contingente vacinado, e em março faremos aqui em São Paulo." O secretário lembrou que, daqui para frente, saúde e turismo terão de andar juntos e que isso valoriza as viagens conscientes.

Nordeste tem alta procura nas viagens dentro do Brasil; Ceará pede divulgação internacional também  

Os representantes do Ceará destacaram que em outubro 35% da população brasileira já deve estar vacinada e que a Embratur poderia começar, então, a trabalhar o Brasil como um país seguro e para tornar o Nordeste o "Caribe das Américas", seguindo o exemplo da Riviera Maya no México.

Machado Neto lembrou que, durante o encontro de ministros de turismo das Américas, na República Dominicana, apontou a necessidade de definir que tipos de imunização serão aceitos no mundo. "Eu pedi que a Organização Mundial do Turismo provocasse a Organização Mundial da Saúde, já que as duas são braços das Nações Unidas, para que ela criasse um protocolo internacional de vacinas. Não adianta a gente imunizar no Brasil com uma vacina que a União Europeia não aceita", disse o ministro brasileiro.

Publicidade

* Sou jornalista de turismo e apresento o Como Viaja | podcast de viagem, com dicas e experiências no Brasil e no exterior. Me acompanhe também no Instagram @ComoViaja para novidades e curiosidades

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.