Foto do(a) blog

Blog do Viagem & Aventura

Barcelona: onde ficar com as crianças?

PUBLICIDADE

Por Fabio Vendrame
Atualização:
Do Eixample, é fácil chegar ao Parque Güell - Foto: Adriana Moreira/Estadão

VIAJE NA PERGUNTA

PUBLICIDADE

Vamos no início de dezembro para Barcelona, com nossas filhas de 7 e 10 anos. Onde é melhor se hospedar, sem interesse em vida noturna? Poderia indicar hotéis? (Goran, São Paulo)

A maioria dos visitantes procura algum hotel nas vizinhanças do trecho mais turístico da Rambla, que vai do porto até a Plaza Cataluña. Eu não sou fã desse eixo - não só pelo excesso de turistas, como pela frequência de malandros e mãos-leves que dão expediente no pedaço. O lugar de Barcelona que faz mais a minha cabeça é El Born, a zona da Barcelona medieval que se aburguesou mais recentemente. Já o pessoal alternativo curte mais El Raval, atrás do Mercado da Boqueria, que ainda continua "misturado". Mas não são regiões com apelo para famílias.

Se vocês fossem no verão, minha resposta seria a região da Barceloneta. Ali vocês estariam perto da praia e de atrações que as crianças curtem, como o Aquário e o Teleférico. Mas em dezembro a região vai estar desanimada. Existe um pedaço de Barcelona, porém, que serve para todo tipo de público, o ano inteiro: o Eixample. Elegante e central, o Eixample permite que se viva a Barcelona de verdade - há muito mais barceloneses morando ali do que na Cidade Velha - e, ainda assim, deixa você na porta das principais atrações. Os edifícios modernistas de Gaudí e seus contemporâneos estão no próprio bairro. Num dia seco, dá para ir caminhando até a Cidade Velha. Metrô e ônibus levam com comodidade a todos os pontos turísticos, do Parque Montjuïc ao Parque Güell e ao Born.

Com orçamento mais folgado, cacife o estiloso Condes de Barcelona, no trecho mais conveniente do bairro, junto a ótimas lojas e duas estações do metrô. Querendo economizar, um três-estrelas recentemente renovado é o Praktik Rambla. E, se as meninas curtirem viajar de avião, um hotel novinho e muito bem-humorado é o Vueling BCN, cujo tema da decoração é a aviação. O blog Passaporte BCN tem uma resenha recente sobre o hotel. A melhor época para fazer cotação de preços é três meses antes da data de hospedagem, quando começam a aparecer as tarifas descontadas nos sites de reserva.

Publicidade

Se vocês planejam ficar mais de cinco dias, vale considerar o aluguel de um apartamento. Crie um perfil no Airbnb.com - e procure seu apê no próprio Eixample, claro.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.