PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Blog do Viagem & Aventura

Caça à Alice em São Roque, em exposição que funciona como jogo

Em ‘Por Dentro de Alice no País das Maravilhas’, ilustrações de Darcy Penteado servem de pistas, mostram a obra de Lewis Carroll e falam da cidade paulista

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Por Nathalia Molina*

Uma exposição interativa em São Roque propõe uma caça ao tesouro inspirada em Alice no País das Maravilhas. A cada pista, adultos e crianças se deparam com desenhos de Darcy Penteado, artista plástico que ilustrou a obra de Lewis Carroll na década de 1960. As 76 imagens do livro estão espalhadas em 12 pontos da cidade, distante cerca de 70 quilômetros da capital paulista.

76 ilustrações de Darcy Penteado para o livro 'Alice' viraram cartazes e grafites - Fotos: Divulgação  

PUBLICIDADE

Gratuita, a mostra Por Dentro de Alice no País das Maravilhas: uma Visão e Imersão nas Ilustrações de Darcy Penteado foi aberta ontem - o artista plástico nasceu em 30 abril há 95 anos - e segue até 30 de julho. Natural de São Roque, ele ilustrou o clássico da literatura na edição de 1970, que contou com a tradução de Monteiro Lobato. A obra ganhou uma edição comemorativa em 2005. Nas duas ocasiões, foi publicada pela Companhia Editora Nacional.

Publicidade

Para a exposição, as ilustrações do livro foram adaptadas para reproduções em cartazes, impressões e grafites, dispostos por São Roque. Conforme passa pelos pontos do mapa, o público aprende sobre a obra de Carroll, a vida de Penteado e também a cidade de São Roque. Segundo a organização da exposição, a dinâmica foi pensada para tornar possível que moradores e visitantes mantenham o distanciamento social.

Mapa da exposição sobre Alice em forma de brincadeira  

App e QR codes para encontrar as pistas

O aplicativo Caça à Alice guia moradores e visitantes na busca divertida por conhecimento. Seguindo o app, o público participa do jogo interativo, enquanto recebe informações sobre a exposição e Darcy Penteado. Em cada lugar indicado, usa o celular para ler o QR code. Quem completa o percurso todo recebe um certificado de conclusão personalizado.

Tela do app Caça à Alice, com jogo interativo  

Além de 40 anos dedicados à arte, Darcy Penteado foi pioneiro do movimento LGBTQIA+ no Brasil. Ele deixou parte da sua obra para sua cidade natal. O acervo é mantido e administrado pela Divisão de Cultura da Prefeitura.

Como ver a exposição interativa

Publicidade

Quando: até 30 de julhoOnde: Ruas de São RoqueComo: O app Caça à Alice está disponível para download apenas em celulares Android. Quem tiver aparelhos de outros sistemas operacionais pode solicitar informações e interagir com o WhatsApp oficial da exposição: (11) 99407-1427Redes sociais: @alicepordarcypenteado no Instagram e Facebook

* Sou jornalista de viagem e também escrevo o Como Viaja com dicas e experiências no Brasil e no exterior. Me acompanha no Instagram @ComoViaja para novidades e curiosidades

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.