Foto do(a) blog

Blog do Viagem & Aventura

Espanha permite entrada de estudantes brasileiros em cursos de longa duração

Quem tem visto válido para programas por mais de três meses já pode viajar para o país. Quarentena segue obrigatória, mesmo para vacinado

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Por Nathalia Molina*

PUBLICIDADE

Estudantes brasileiros com vistos válidos para cursos de longa duração já podem viajar para a Espanha, de acordo com novas regras divulgadas para a entrada de estrangeiros. O programa pode ser de intercâmbio de diversas formas, como idioma espanhol, graduação, pós, mestrado e doutorado, desde que a duração seja superior a três meses. Além dos brasileiros com autorização para estudar no país, também passam a ser aceitos viajantes do Brasil que sejam cônjuges, pais ou filhos de espanhóis e que estejam viajando eles ou que irão encontrá-los lá na Espanha.

Salamanca, com sua universidade, é um conhecido destino de intercâmbio - Foto: Turismo da Espanha

Todos têm de cumprir quarentena de dez dias na chegada, independentemente de estarem totalmente vacinados. Após esse prazo, o viajante está dispensado do isolamento, sem necessidade de realização de PCR. Quem quiser encurtar o período de quarentena no país da Europa pode fazer um PCR no sétimo dia. Se o exame der negativo, está liberado para sair normalmente.

No geral, os outros brasileiros seguem proibidos de entrar na Espanha. O país também não permite que viajantes do Brasil façam conexão em um aeroporto espanhol, como parte de uma viagem a outro país, a não ser que o destino final seja um país fora do Espaço Schengen, com tempo de conexão inferior a 24 horas e permanência na na área de transferência do aeroporto. Em qualquer caso, o veto é igual para imunizados ou não.

Pré-requisitos para a viagem para a Espanha

Publicidade

O viajante tem de preencher, 48 horas antes do embarque, o formulário de saúde Spain Travel Healh. O procedimento gera um código QR, que é solicitado na hora do embarque e também na chegada à Espanha.

Voo para a Espanha com preço 35% menor do que em 2019 - Foto: Turismo da Espanha

Quem não está imunizado tem de apresentar ainda um PCR negativo, feito no máximo 72 horas antes do voo de ida. Viajantes vacinados não precisam apresentar o exame antes do embarque, mas sim o documento do SUS mostrando a imunização - veja como emitir o comprovante de vacinação em inglês, espanhol e português. A Espanha aceita todas as vacinas aprovadas pela OMS, o que inclui a Coronavac.

Mais informações sobre viagens para a Espanha podem ser obtidas na página travelsafe.spain.info/es.

* Sou jornalista de turismo e apresento o Como Viaja | podcast de viagem, com dicas e experiências no Brasil e no exterior. Me acompanhe também no Instagram @ComoViaja para novidades e curiosidades

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.