PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Blog do Viagem & Aventura

Turismo de luxo no Brasil e sua perspectivas, no Fórum BLTA 2021

Segmento está em alta no País. Diversidade, tecnologia, oportunidades e design são temas discutidos em 5 dias de programação, entre 13 e 21 de outubro

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Por Nathalia Molina*

PUBLICIDADE

Diversidade, tecnologia, design e impacto social no turismo de luxo no Brasil estão entre os temas discutidos nos cinco dias de programação online do Fórum BLTA 2021, entre 13 e 21 de outubro. Gratuito e aberto ao público, o evento começa amanhã, às 10 horas, com a participação especial de Ricardo Freire, do Viaje na Viagem. Realizado pela Brazilian Luxury Travel Association, que representa 44 hotéis e 5 operadoras de luxo, o fórum debate perspectivas e oportunidades para esse segmento como vetor de desenvolvimento socioeconômico no País.

Numa reportagem para o Viagem Estadão, no início de 2021, apurei que uma das tendências da pandemia apontava para o turismo de luxo no Brasil em alta. Especialista no tema, a querida Mari Campos cobre consistentemente essa área e acaba de escrever um texto no blog dela por aqui, o Sala Vip, cheio de informações e dados que mostram como o segmento cresceu durante a pandemia.

Recentemente estive no Fasano Boa Vista, no interior paulista, e no Zorah Beach Hotel, no Ceará, e pude ver como estão muito procuradas as hospedagens de luxo no Brasil, em especial nos destinos fora dos grandes centros.

Publicidade

Zorah Beach Hotel, no litoral do Ceará - Foto: Nathalia Molina @ComoViaja

Confira a programação do Fórum BLTA 2021

Com a incerteza ainda presente nas viagens internacionais, seja por vacinas, variantes, vistos ou desvalorização do real, o brasileiro passou a desbravar o Brasil. E isso inclui aquele viajante de alto padrão acostumado a fazer incursões ao exterior antes da pandemia. Mas o que o futuro reserva ao turismo de luxo no País? Amanhã, 13 de outubro, eu participo do painel Brasil em pauta no mundo, que discute justamente esse assunto.

Esse é o primeiro dos cinco encontros com especialistas previstos na programação do Fórum BLTA, todos em cima do mote Brasil Incomparável. Estarei ao lado de Simone Scorsato (CEO BLTA), Alexandre Sampaio (FBHA/CNC), Manoel Fernandes (BITES) e Mariana Aldrigui (USP/Fecomércio-SP). Como ocorre nos outros painéis, o bate-papo está marcado para as 17 horas. Veja o restante da programação:

14 de outubro: A riqueza cultural da diversidade na hospitalidadeComo a participação de mulheres, negros, indígenas e comunidades LGBTQ+ traduzem nossa diversidade cultural e hospitalidade no turismo de luxo? Alex Bernardes (Via G/Brasilturis) Alexandra Loras (Investidora Shark Tank Brasil) Adriana Cavalcanti (MUST - Mulheres do Turismo) André Zanonato (BLTA/Etnia Casa Hotel) Wellington Mello (Hotel Unique)

19 de outubro: Viagens transformadoras - uma tendência que se fortaleceu no mundo pós-pandemiaComo o turismo de luxo pode promover transformações significativas nos elos do setor, gerando ações de impacto positivo para o planeta? Alex Da Riva (Presidente do Conselho BLTA/Cristalino Lodge) Leonora Guedes (Rally dos Sertões) Mário Haberfeld (Onçafari) Natalie Untersell (Ativista do clima) Paulina Chamorro (Jornalista)

Publicidade

20 de outubro: Tecnologia e conteúdo na jornada do viajante de luxoOnde e como a tecnologia é bem-vinda para promover o destino e proporcionar uma melhor experiência de viagem? André Dib (Fotógrafo) Anna Laura Wolf (Carpe Mundi) Alessandra Leite (Hotelnews) Jorge Nassarala (Hotéis Incríveis/KN Conteúdo) Simone Scorsato (CEO BLTA)

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

21 de outubro: Moda, Design e Turismo criando marcas de desejo Made in Brasil. O mix de luxo e brasilidadeComo combinar as experiências da moda, do design e do turismo para promover nossas marcas no mercado internacional, seguindo as premissas de autenticidade, diversidade e sustentabilidade. Aurea Yamashitta (Abest) Celina Hissa (Catarina Mina) Sérgio J Matos (Design) Simone Scorsato (CEO BLTA) Wilbert Das (Uxua)

A inscrição no evento pode ser feita gratuitamente pelo site bltaforum.com.br. Quem quiser pode doar R$ 30 para o Massaria Social / O Pão do Povo da Rua. O projeto, apoiado pelo fórum deste ano, é uma ação do Instituto de Pesquisa da Cozinha Brasileira (IPCB), em busca de diminuir a fome nas ruas e gerar oportunidades de mudanças de vida por meio do trabalho.

* Sou jornalista de turismo e apresento o Como Viaja | podcast de viagem, com dicas e experiências no Brasil e no exterior. Me acompanhe também no Instagram @ComoViaja para novidades e curiosidades

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.