PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Blog do Viagem & Aventura

Nossa dica: visite a Floresta Petrificada de Lesbos, na Grécia

Foto do author Adriana Moreira
Por Adriana Moreira
Atualização:
Floresta Petrificada - Divulgação Foto: Estadão

Por Felipe Mortara

PUBLICIDADE

LESBOS - Como se um raio congelante tivesse atingido uma imensa mata de pinheiros, plátanos e sequoias. Foi essa a impressão que tive ao chegar à Floresta Petrificada no oeste da Ilha de Lesbos, na Grécia. Provocado por explosões vulcânicas que fossilizaram animais e árvores, o raríssimo fenômeno ocorre apenas lá e no Estado americano do Arizona.

Com idade estimada em 20 milhões de anos, a floresta tinha também palmeiras, que já não existem na ilha. Patrimônio da Unesco, a área de 15 hectares tem uma única trilha, com 2,3 quilômetros de extensão, que sobe e desce por pequenas colinas. Placas descrevem as espécies petrificadas. Em muitos casos é difícil acreditar que aquelas pedras outrora foram árvores. A entrada custa 3 euros (petrifiedforest.gr).

Depois de me embrenhar no percurso descobri que os mais bem conservados exemplares de fósseis estavam a 7 quilômetros dali, no Museu de História Natural da Floresta Petrificada de Lesbos (7 euros), na pequenina Sigri. Painéis explicam em detalhes como tanta madeira virou pedra.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.