Foto do(a) blog

Blog do Viagem & Aventura

Parque de flores na Serra Gaúcha terá 135 hectares com 20 jardins

Previsto para novembro, o Mátria Parque de Flores é inspirado em exemplares da Itália, da Áustria e da Suíça. Fica em São Francisco de Paula, a 30 km de Canela

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Por Nathalia Molina*

A Serra Gaúcha ganha um enorme atrativo natural para turismo, com abertura prevista para novembro. Não apenas em relevância, mas também em tamanho. Com 135 hectares, o Mátria Parque de Flores terá 20 jardins e já conta com 300 espécies diferentes plantadas. O espaço fica localizado em São Francisco de Paula, a cerca de 35 quilômetros de Gramado e Canela.

Na Serra Gaúcha, parque de flores terá 135 hectares e 20 jardins - Fotos: Pamela Boelter Herrmann  

PUBLICIDADE

Inspirado em exemplares da Itália, da Áustria e da Suíça, quando estiver totalmente pronto, o parque deve exigir de um a dois dias para a sua visitação completa. No projeto, com investimento total de R$ 25 milhões, estão sendo usados 2 milhões de mudas; entre elas, cerca de 22 mil mudas de rosas, com material genético importado da Alemanha; e 12 mil árvores. Só o túnel de glicínias terá 102 metros de comprimento.

Os jardins combinarão plantas ornamentais com as que dão sombra e frutas, que poderão ser colhidas pelos visitantes no futuro. Oito quilômetros de caminhos ligarão esses ambientes. Estão previstos ainda no Mátria Parque de Flores quatro quilômetros de trilhas autoguiadas, para o público conhecer a mata com araucárias, característica regional da Mata Atlântica.

Publicidade

2 milhões de mudas foram plantadas no projeto  

Essa é a região chamada de Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul, entre Gramado e Canela e os cânions do Parque Nacional de Aparados da Serra, em Cambará do Sul. O Mátria Parque de Flores está em frente à ERS-235, no km 68 da rodovia que liga São Chico a Canela. Da estrada, os visitantes poderão ver o Mátria Boulevard. A estrutura envidraçada, em formato de semicírculo, incluirá restaurante, cafeteria, lojas de flores, banheiros e bilheteria para venda de ingressos.

Restaurante no lago, Casa de Chá e Jardim Botânico

O Mátria Parque de Flores, dos empresários Fernando Ernesto e Amanda Catharina Piazza, tem projeto arquitetônico de Nicholas Alencar, da Alencar Arquitetura, e paisagístico de Juliana Castro, da JA8 Arquitetura e Paisagem. O engenheiro civil Jeferson Mossi da Silva e o engenheiro agrônomo Maicon Possamai Velho estão à frente da implantação dos espaços.

O projeto do restaurante à beira do lago, por exemplo, acompanha o desenho da natureza. Localizado sob uma colina (ou coxilha, como os gaúchos chamam), ele terá um deck sobre a água. Os visitantes poderão passear caminhando em cima do restaurante.

Restaurante estará sob uma colina, por onde os visitantes poderão caminhar - Artes: Mátria Parque de Flores  

Além de parquinhos para as crianças e áreas de piquenique, outros espaços do parque serão: Monumento à Borboleta, para meditação e conexão com a natureza; Casa de Chá, do alto de uma colina, com vista para o parque; e Jardim Botânico, para ensinar o público sobre a importância da conservação da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável.

Publicidade

Casa de Chá, no parque da Serra Gaúcha, terá visão do lugar  

As mudas plantadas ainda estão crescendo, o preço do ingresso não foi divulgado, e o site está sendo desenvolvido. Esta dica do novo parque veio direto do Sul, pela jornalista Anelise Zanoni, do Mátria Parque de Flores quando estiver mais perto da inauguração.

* Sou jornalista de turismo e apresento o Como Viaja | podcast de viagem, com dicas e experiências no Brasil e no exterior. Me acompanhe também no Instagram @ComoViaja para novidades e curiosidades

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.