Petrópolis (RJ) celebra o Natal e faz festival gastronômico em dezembro
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Petrópolis (RJ) celebra o Natal e faz festival gastronômico em dezembro

Na serra do Rio, a cidade se enfeita de luzes até janeiro de 2022. Evento gourmet vai até 19 de dezembro, com três dias em Itaipava, em espaço aberto

Viagem Estadão

29 de novembro de 2021 | 08h00

Por Nathalia Molina*

Petrópolis tem dois eventos com início em 2 de dezembro, atraentes para o turismo na serra do Rio: o Natal Imperial, celebração até 9 de janeiro; e Petrópolis Gourmet, festival com 25 restaurantes até 19 de dezembro. A programação natalina inclui concertos, contações de história e espetáculos de balé. Normalmente realizado em novembro, neste ano o evento gastronômico integra a programação de Natal da cidade.

A expectativa é que o Petrópolis Gourmet, primeiro grande evento na cidade após o começo da pandemia, tenha cerca de 25 mil visitantes em duas semanas de evento. A rede hoteleira da cidade serrana voltou a trabalhar com 100% da capacidade nos 6,4 mil leitos dos 118 meios de hospedagem.

Festival faz parte do calendário de Natal da cidade; na foto, prato do Bordeaux Ipiranga – Foto: Petrópolis Gourmet

Natal Imperial na região serrana do Rio de Janeiro

Durante o Natal Imperial, todos os dias às 18h a cidade começa a se iluminar, com o acendimento da Vila Imperial, na Praça da Liberdade. Depois, na Rua 16 de Março, o Túnel de Luz ocorre das 19h às 21h, a cada meia hora.

A Casa do Papai Noel funciona no Palácio Sérgio Fadel, no Centro, todos os dias, exceto segunda: de terça a quinta, das 14h às 17h; sexta, das 16h às 21h; sábado e domingo, das 14h às 20h. Para a venda de artesanato, abre de terça a quinta-feira, das 10h às 20h, e sexta, sábado e domingo, das 10h às 22h.

Papai Noel recebe as crianças de terça a domingo – Foto: Natal Imperial

Petrópolis Gourmet em restaurantes e ao ar livre em Itaipava

No primeiro fim de semana, de 3 a 05 de dezembro, o evento será realizado ao ar livre, no hall de entrada do Parque de Exposições de Itaipava, charmoso distrito de Petrópolis. De 6 a 19 de dezembro, o festival gastronômico ocorre dentro de restaurantes e bares participantes.

Nos três dias do Parque de Exposições, haverá 25 estandes com comidas e bebidas; pratos custam em torno de R$ 30. Com shows musicais às 16h, o evento funciona: das 10h às 22h, nos dias 3 e 4; e até as 22h, no dia 5.

Participam do evento gastronômico 25 restaurantes, entre eles o Maíz Cocina Periana – Foto: Petrópolis Gourmet

Como o evento é realizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau, com apoio da prefeitura e do Sesc-RJ, o Petrópolis Gourmet inclui a Feira de Economia Criativa (das 10h às 18h) durante os dias no Parque de Exposições. Produtores locais, inclusive de orgânicos, apresentam o melhor da região, usado nas receitas pelos chefs da cidade.

Das 10h às 16h, nos três dias, o Mesa Brasil Sesc reúne aulas-show e o programa Pequeno Gourmet (oficinas e palestras para incentivar as crianças a participarem do aproveitamento dos alimentos, com receitas fáceis e seguras).

* Sou jornalista de turismo, escrevo também o Como Viaja e apresento o Como Viaja | podcast de viagem, com dicas e experiências no Brasil e no exterior. Me acompanhe no Instagram @ComoViaja para novidades e curiosidades

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.