Foto do(a) blog

Blog do Viagem & Aventura

Portugal reabre para brasileiros e exige só exame PCR ou antígeno

Viajante do Brasil não precisa estar vacinado contra a covid: basta mostrar apenas resultado negativo de exame e preencher formulário online

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Por Nathalia Molina*

PUBLICIDADE

Portugal libera a entrada de brasileiros para turismo. O país não exige vacinação contra a covid nem quarentena na chegada, apenas a apresentação de exame PCR ou antígeno de laboratório negativo antes da viagem. O Brasil saiu da lista de países com restrição de entrada na atualização de 31 de agosto, publicada no site do Visit Portugal, órgão oficial de promoção turística do país da Europa.

Ainda não foi divulgado se viajantes brasileiros imunizados com as vacinas aplicadas no Brasil estão dispensados de apresentar o resultado do teste ou se são obrigados também a realizar os exames contra a covid. Já entrei em contato com o Turismo de Portugal no Brasil para esclarecer todas as dúvidas, como as relacionadas à vacinação e à entrada em atrações e restaurantes fechados. Qualquer novidade acrescento aqui no texto.

Desde o fim de junho, Espanha, Alemanha, França, Suíça e Canadá já aprovaram a entrada de viajantes brasileiros, desde que vacinados com o esquema completo (duas doses ou a única). Veja como emitir o comprovante de vacinação para viagens internacionais e ouça o Como Viaja | podcast de viagem sobre Portugal (com dicas de viajantes e moradores) e países abertos para brasileiros vacinados sobre Canadá, Espanha, França e Alemanha.

Publicidade

Em Lisboa, tem teste de antígeno até em supermercado - Foto: Turismo de Lisboa

No comunicado de 23 de agosto do Visit Portugal, o Brasil ainda aparecia com restrição de entrada para turismo. Na atualização de 31 de agosto publicada atualmente no site do órgão, os brasileiros cumprem as mesmas exigências feitas a cidadãos de países da União Europeia, de nações do Espaço Schengen, dos Estados Unidos, do Canadá, do Japão, da Austrália e da Nova Zelândia, entre outros.

Essa mudança foi feita com base no despacho nº 8652-C/2021. O documento que menciona a validade a partir de 1º de setembro de 2021, podendo ser revista em 16 de setembro de 2021, em função da evolução da situação epidemiológica. Durante a pandemia, Portugal tem revisto as regras a cada 15 dias.

Continuam na lista de países restritos a viagens essenciais: Índia, Nepal e África do Sul. Viajantes do Reino Unido podem fazer turismo em Portugal desde que vacinados há 14 dias ou se disponham a fazer quarentena por esse período na chegada ao país.

Brasileiro tem de apresentar exame de covid negativo - Foto: Turismo de Portugal

Os viajantes do Brasil autorizados a fazer turismo em Portugal não precisam cumprir quarentena. Todo passageiro tem de preencher um formulário antes da viagem ou a bordo. Além disso, o turista tem de apresentar um exame RT-PCR (ou NAAT similar) negativo realizado 72 horas antes do embarque ou teste de antígeno feito em laboratório 48 horas antes. Crianças com menos de 12 anos não precisam apresentar o exame.

Voos da TAP entre Brasil e Portugal

Publicidade

Atualmente a companhia aérea TAP mantém voos de sete cidades brasileiras para Portugal. Para Lisboa, são: 11 frequências semanais de São Paulo, 6 do Rio, 5 do Recife, 4 de Fortaleza, 3 de Brasília, 3 de Belo Horizonte e 3 de Salvador. Rumo ao Porto, há um voo por semana partindo de São Paulo e outro do Rio.

* Sou jornalista de turismo e apresento o Como Viaja | podcast de viagem, com dicas e experiências no Brasil e no exterior. Me acompanhe também no Instagram @ComoViaja para novidades e curiosidades

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.