Foto do(a) blog

Blog do Viagem & Aventura

Quatro motos no Atacama

Os amigos Celso Carvalho, José Mário, Marcos Busch e Marcos Alencar encararam uma aventura e tanto no início do ano. Leia em detalhes a narrativa do quarteto, que saiu de Bauru em direção ao Atacama.

PUBLICIDADE

Por Carla Miranda
Atualização:

 Foto: Estadão

Em 11 de fevereiro, iniciamos uma viagem de moto pelo Deserto do Atacama. Saímos às 7 horas de Bauru, no interior paulista, com destino a Foz do Iguaçu - uma viagem de quase 800 quilômetros que cumprimos em dez horas. No dia seguinte, fizemos os trâmites aduaneiros, que demandam muita paciência, e só depois pudemos reiniciar nossa aventura.

Chegamos a São Pedro de Atacama no quarto dia de jornada. Fazíamos uma ideia do que iríamos encontrar. Mas não esperávamos os efeitos de um adversário de tal porte: a altitude. Saímos dos 600 metros acima do nível do mar, no Infierno de Los Pampas, para atingir quase 5 mil metros. A temperatura oscilou de 38 para apenas 3 graus, com sensação térmica de 10 graus negativos. Os fortes ventos nos obrigavam a andar com as motos inclinadas. No sexto dia, iniciamos a volta depois de uma mudança de planos. Pretendíamos ir até Antofagasta, no litoral chileno, mas, por causa das dificuldades enfrentadas, resolvemos retornar. Passamos mais tempo em Salta, com direito a vinhos e refeições excelentes. E de novo caímos na estrada. A volta também não foi nada fácil. Pisamos em Bauru no nono dia, com a sensação de missão cumprida.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.