Foto do(a) blog

Blog do Viagem & Aventura

São Paulo e Rio de Janeiro lideram a preferência dos viajantes no Brasil

Destinos foram os mais vendidos por agências da Abav no 2º trimestre de 2022. Também foram os mais reservados por estrangeiros para julho na Booking

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Por Nathalia Molina*

PUBLICIDADE

As maiores capitais do País lideram a preferência em viagens de brasileiros e estrangeiros. São Paulo e Rio de Janeiro foram os destinos mais vendidos no segundo trimestre de 2022, de acordo com levantamento feito pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), e já apareciam no topo da lista no trimestre anterior. As duas cidades também foram as mais reservadas por viajantes do exterior na plataforma de hospedagem Booking para o mês de julho deste ano.

São Paulo, junto com Rio, na lista das preferidas dos viajantes - Foto: Nathalia Molina @ComoViaja

Para embarques internacionais, pela ordem, os brasileiros compraram mais no segundo trimestre: Portugal, Estados Unidos, França, Argentina e, empatadas, Itália e Espanha. Dentro do Brasil, Gramado (3ª), Salvador (4ª) e Brasília e Foz do Iguaçu (empatados na 5ª posição) foram os outros destinos mais vendidos no segundo trimestre deste ano. O segmento de sol e praia ainda desperte o maior interesse dos turistas que compraram nas agências: 56,3% das empresas citaram esse segmento entre os mais vendidos, ao lado de cruzeiros (49,3%) e viagens de perfil cultural (45,1%).

Abav Expo será realizada em Pernambuco em setembro

O levantamento da Abav foi divulgado na coletiva de apresentação da 49ª Abav Expo. Em 2022, Pernambuco recebe o evento, que é itinerante. No ano passado, a maior feira de turismo do Brasil voltou a ter o formato presencial, em Fortaleza, após o virtual em 2020, no auge da pandemia no País.

Publicidade

Para a próxima edição, de 21 a 23 de setembro, são esperados em torno de 30 mil visitantes no Centro de Convenções de Pernambuco, na cidade de Olinda. Estarão na feira 26 Estados brasileiros e o Distrito Federal, além de 11 destinos internacionais, entre eles, Argentina, Uruguai, Bahamas, Kissimmee (Estados Unidos) e Marrocos. As 1.500 marcas participantes incluirão as companhias aéreas Azul, Gol, Latam, Aerolíneas Argentinas, Copa e TAP.

Estrangeiros também reservam mais para as duas capitais

Foz do Iguaçu (3º) e Salvador (4º) também estão na lista dos destinos mais reservados por turistas estrangeiros na Booking para julho de 2022, com Fortaleza completando os top 5. Argentinos, americanos, franceses, uruguaios e alemães, nesta ordem, foram os que mais reservaram hospedagens na plataforma para o mês passado no Brasil. A pesquisa foi realizada online com 24.055 adultos de 31 países que planejam viajar dentro dos 24 meses seguintes.

* Sou jornalista de turismo há mais de 20 anos. Escrevo o Como Viaja | podcast de viagem

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.