Uma noite num hotel feito de lixo
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Uma noite num hotel feito de lixo

Bruna Tiussu

21 Janeiro 2011 | 16h29

Você tem ideia do montante de lixo que é jogado nas praias anualmente? Consegue imaginar no que poderiam ser transformados todos estes resíduos que poluem a paisagem? Ambientalistas europeus da organização Save the Beach aceitaram o desafio e, com doze toneladas de lixo recolhido das areias da Espanha, Itália, Bélgica e França construíram nada menos que um… hotel!

Felizardos sorteados na internet vão passar a noite no hotel. Foto: Andrea Comas/REUTERS


Depois Lisboa, a curiosa construção chegou à Plaza de Callao, em Madri, na quarta-feira. Durante o dia, o hotel permanece aberto à visitação e, à noite, retoma sua atividade primordial: receber hóspedes – as diárias foram sorteadas na internet. Com apenas cinco quartos, pode acomodar até dez pessoas por noite.

Lixo como matéria-prima deu aspecto interessante ao espaço. Foto: Andrea Comas/REUTERS

Apesar de feito de lixo, tem um aspecto interessantíssimo: é todo colorido, moderno e sem nenhum resquício de cheio desagradável. O local foi projetado pelo artista alemão HA Schult, comprometido com a questão sócio-ambiental: “Este hotel mostra os danos que estamos causando o mar e a costa, reflete como as coisas podem terminar se não cuidarmos do planeta. Vivemos em uma época de lixo e corremos o risco de nos convertermos nele. Realmente queremos tal mundo?”

O hotel permanecerá exposto em Madri até domingo, dia 23.