Uniões em cenários de sonhos
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Uniões em cenários de sonhos

Mônica Nóbrega

29 Novembro 2010 | 16h12

Por Fabiana Caso
Será que os antigos faraós aprovariam? Em seus domínios, o Templo de Luxor, será realizado o casamento da modelo britânica Naomi Campbell com o bilionário russo Vladislav Doronin, anunciado para dezembro. Imponentes colunas, estátuas e detalhes em relevo adornam o local construído em diversas fases por faraós como Amenhotep III, Ramsés e Tutancâmon.
Foto: EFE
Mas este não foi um templo dedicado aos mortos, como outros egípcios — era local de adoração, voltado ao deus Amon. Pouco menor que o templo de Karnak, foi ocupado por romanos no século 2, mas gradualmente abandonado. E a areia cobriu a grandiosa construção por séculos. Até que em em 1881 o arqueólogo Gaston Maspero redescobriu o templo, muito bem conservado.
Hoje, resta apenas um dos obeliscos gêmeos da entrada: o outro migrou para a Praça da Concórdia, em Paris.
 
Assim como a supermodelo inglesa,  outras celebridades escolheram monumentos turísticos para dizer o sim. O castelo de Chantilly, na França, serviu de cenário ao casamento-relâmpago do craque Ronaldo com Daniela Cicarelli.

GUSTAVO ALVES/ AE

O castelo medieval foi reconstruído no século 19 e ocupa um vasto espaço de 7.800 hectares em meio às chamadas Trois Forêts (três florestas) — a de Chantilly, Halatte, Ermenonville. E além da arquitetura, tem um museu que reúne a nata da pintura e escritura antiga francesa no Musée Condé: são mil pinturas, 2.500 desenhos, 2.500 gravuras e 30.000 mil livros incluindo muitas raridades.  O ingresso para visita custa 19 euros para adultos.