PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Experiências exclusivas, destinos e hotéis de luxo

Lisboa ou Porto? Descubra o melhor das duas cidades e seus arredores

Por Karina Sell
Atualização:

As cidades de Lisboa e o Porto são as mais procuradas por quem viaja para Portugal. Quando se chega ao Porto e a Lisboa todos sabem que vão encontrar duas cidades históricas que deixarão saudades na hora de partir. O que poucos sabem é que, além de restaurantes e programas culturais, que ambas cidades oferecem, há campo, serra e praia em no máximo meia hora de carro.

Leia também

Roteiro pelo Vale do Douro

Descubra os palácios e castelos de Sintra

Publicidade

Lisboa

A cidade que saiu de uma grande recessão encontra-se hoje em uma nova posição na Europa. A capital européia com o maior número de dias de sol no ano, é cheia de história, cultura, restaurantes e barezinhos. Segue uma lista com o que considero imperdível em Lisboa e nos seus arredores. Desde pontos turísticos tradicionais até lojas e lugares mais descolados.

Do tradicional ao moderno 

Belém é um bairro que tem muito o que ver e fazer. Como o museu dos coches, Mosteiro dos Jéronimos e os tradicionais e crocantes Pastéis de Belém, quase a parada mais obrigatória na cidade. Aproveite para relaxar com a vista da Torre de Belém e tome um vinho no Wine with a view, um conceito descolado de curtir um bom vinho português nas paisagens mais lindas da cidade.

De lá, é possível caminhar até o Maat (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia), passando pelo Monumento dos Descobrimentos. A caminhada é uma pequena amostra do mix que forma Lisboa, uma cidade cada vez mais moderna que não perde suas tradições e história.

Publicidade

Não muito longe dali, está o LX Factory, uma antiga fábrica industrial que foi transformada em diversas lojinhas e restaurantes descolados.

 
 

PUBLICIDADE

Lisboa na versão descolada

Os bairro de Príncipe Real e Chiado são uma das áreas mais cosmopolitas da cidade, com várias lojinhas de design, palácios, barzinhos e restaurantes. Com vista incrível para a Avenida da Liberdade, Catedral da Sé e para o rio Tejo, o Jardim e Miradouro de São Pedro de Alcantara é um lugar incrível para fotos. Outro lugar muito legal de conhecer ainda em Príncipe Real é a loja Embaixada, um antigo palácio do século XIX onde concentram-se diversas lojas de design português. Já no bairro do Chiado, não deixe de visitar o Palácio do Chiado, com vários restaurantes incríveis. Alguns minutos à pé dali, conheça a Pensão do Amor, um antigo bordel que hoje é um dos bares mais descolados da cidade.

Pelos arredores de Lisboa

A poucos minutos do centro de Lisboa estão Sintra e Cascais. É tão pertinho que mesmo quem não tem muito tempo, é possível visitar ambas em um único dia. Mesmo sendo possível ir de trem, recomendo alugar um carro e explorar com toda a liberdade ambos lugares.

Publicidade

Aproveite para conhecer e almoçar em Cascais. Minha dica de restaurante é o Sushi Design, restaurante japonês do hoteldo Farol. O hotel fica debruçado sobre o mar e por isso tem uma vista fantástica. O restaurante é assinado pelo sushi master Nuande Pekel, e foi de longe o melhor restaurante japonês que conheci em Portugal.

Saindo do clima de praia de Cascais para a cultural Sintra de carro, é menos de uma hora, mas acaba demorando um pouco mais com algumas paradinhas para fotos. Uma delas é no Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa continental.

Sintra é históricamente associada a nobreza portuguesa, com palácios lindos espalhados por sua paisagem verde montanhosa. O lugar é tão belo que é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Por lá visite a Quinta da Regaleira, o Palácio da Pena, o charmoso centrinho da cidade. Para conseguir conhecer tudo sem correria, recomendo passar um noite em Sintra.

O Tivoli Palácio de Seteais, é um palácio do século XVIII com atmosfera muito romântica. Os ambientes com decoração clássica e com detalhes nas paredes e tetos que chegam a impressionar. Os amplos e belos salões e corredores de transportam para a paisagem e jardim de igual beleza. Muito mais que um hotel de luxo, o Tivoli Palácio de Seteais é Patrimônio Mundial da Unesco.

Experimente o restaurante do hotel, que é sem dúvidas o melhor de Sintra. E oferece uma experiência gastronômica em uma atmosfera muito romântica!

Publicidade

 
 
 

Porto

Logo depois de Lisboa, o que parece ser uma nova era para Portugal chegou também ao Porto, a medida que os guindastes começam a preencher o céu da cidade. Casas e edifícios até então em ruínas são reembalados como restaurantes, lojas cool e hotéis boutiques. A cidade e seu centro histórico, que é patrimônio da Unesco, nunca esteve tão lindo e em um momento tão bom para ser visitado.

 

Tradicional e cultural 

O Centro Histórico do Porto é a área mais antiga da cidade, por ali vale a pena começar a visita pela Livraria Lello que inspirou o filme Harry Potter, depois faça uma caminhada agradável apreciando a cidade, passe pela avenida dos Aliados, a avenida mais importante do Porto, siga para a Estação de São Bento, considerada uma das estações de trem mais belas do mundo e depois visite o Palácio da Bolsa, com suas salas belíssimas e cheias de história.

Aproveite para almoçar no restaurante DOP que apresenta clássicos da cozinha portuguesa recriados pelo talentoso chef Rui Paula. O restaurante Cantina 32 é outra opção maravilhosa nas proximidades. Em seguida visite a Sé do Porto e o Paço Episcopal.

Publicidade

Na parte da tarde caminhe pela ribeira e atravesse a ponte D. Luís que liga o centro histórico do Porto a cidade de Vila Nova de Gaia, onde estão as caves do famoso vinho do Porto. Uma das adegas mais visitadas e que recomendo é a Sandeman e para quem quer algo menos turístico recomendo a visita a adega Quinta dos Corvos. No final do dia aproveite o pôr do sol com mais vinho do Porto no Terrace Lounge 360 no Espaço Porto Cruz ou no hotel The Yeatman.

Outro lugar que imperdível no Porto é o Palácio de Cristal, apesar de ficar um pouco mais distante dos lugares que citei, esse jardim oferece uma das melhores vistas da cidade, além de ser lindíssimo também.

 

Nos arredores

Matosinhos

Matosinhos é uma cidade que fica no distrito do Porto e assim como Vila Nova de Gaia, se ninguém falar para qualquer visitante tudo pode parecer a cidade do Porto. Para quem tem mais tempo e fôlego eu recomendo alugar uma bicicleta perto da ribeira e pedalar até Matosinhos. Toda orla do rio douro até o mar tem ciclovia, caso fique cansado ao longo da orla também há diversas esplanadas, perfeitas para relaxar e curtir a paisagem. Não deixe de visitar o Parque da Cidade, a maior área verde de Portugal, um parque lindíssimo com lagos e ainda vista para o Atlântico de alguns pontos.

Publicidade

 

Vinhedos no vale do Douro

Classificada como Patrimônio da Unesco, a região dos vinhedos do Vale do Douro é tão bela que atrai até mesmo quem não tem interesse em enoturismo. É possível chegar até o Alto Douro vinhateiro de barco, trem ou em menos de duas horas de carro através do percurso Douro Vinhateiro, uma estrada panorâmica com vários mirantes. Para os amantes do enoturismo, minha dica é visitar as Quintas do Seixo, do Popa e do Bonfim. Um restaurante maravilhoso por lá é o Castas e Pratos que fica em Peso da Régua.

Post completo com roteiro pelo Vale do Douro

 
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.