PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Experiências exclusivas, destinos e hotéis de luxo

Roteiro pelas aldeias e vinícolas do Alentejo em Portugal

Por Karina Sell
Atualização:

O Alentejo é a maior região de Portugal e onde está a maior produção de vinhos e a mais importante produção de cortiça do mundo. A paisagem vai até onde a vista alcança e é desenhada por campos de trigo que se alternam com vinhas, sobreiros, olivais e onde, ocasionalmente, meu olhar ficava preso numa aldeia branca que aparecia no horizonte.

Viajar pelas terras "além do Tejo" é uma oportunidade única para apreciar vinhos regionais maravilhosos, séculos de história e cultura e uma oportunidade para apreciar a comida típica que é deliciosa.

Passei por algumas vinícolas, hotéis e aldeias que me fizeram desconectar da vida agitada que levamos - até paramos por alguns minutos pra observar as estrelas.

Leia também

Roteiro completo pelo Vale do Douro

Publicidade

Motivos para morar em Portugal

Roteiro pelas melhores praias do Algarve

 

PUBLICIDADE

Cidades e aldeias alentejanas

MonsarazRodeada pelo lago Alqueva, foi uma das aldeias medievais mais bonitas que conheci. Localizada no alto de uma colina, é um charme a visita e você vai experimentar aquele ar de vila que se apega justamente naquilo que caiu em desuso.

Recomendo experimentar o restaurante Sabores de Monsaraz e conhecer Dona Isabel, figura muito simpática, cópia da Dona Benta do Sítio do Pica Pau Amarelo, e que faz um porco preto assado sem igual.

Publicidade

Passeios e locais não turísticos em Lisboa

 
 

PUBLICIDADE

ÉvoraConsiderada patrimônio histórico da humanidade pela Unesco, Évora é a cidade mais importante da região sob o ponto de vista da cultura. Com ruas estreitas e construções que remetem ao século XIV, possui obras arquitetônicas marcantes, como a Catedral Medieval e o Templo Romano.

Nos arredores da cidade é possível encontrar monumentos neolíticos. Um dos lugares que achei mais impressionante foi a Capela dos Ossos, com mais de 5 mil ossos e crânios humanos, impossível neste momento não pensar na transitoriedade da vida.

MarvãoCom altitude de 860 metros e apenas 500 habitantes, essa aldeia portuguesa tem uma vista linda de suas muralhas e castelo.

ElvasFortificada desde 1640 para proteger Portugal das invasões espanholas, essa aldeia é Patrimônio da UNESCO. Caminhe pelas ruas estreitas da parte muralhada e visite o castelo, a antiga catedral e a Praça da República. Ao lado externo das muralhas passe pelo Aqueduto da Amoreira.

Publicidade

Rota dos vinhos no AlentejoO Alentejo é a região com a maior diversidade de solos, com temperaturas elevadas no verão e muitas horas de sol; essa combinação permite a maturação perfeita das uvas. O resultado? Vinhos sofisticados e de alta qualidade.

Adegas imperdíveis de conhecer

Monte da Ravasqueira

Além das visitas guiadas pelas adegas, organizam cursos de vinhos e várias atividades ao ar livre.

 

Adega CartuxaAlém das visitas guiadas pela caves, tem um wine bar e um programa de vindimas que mostra desde as adegas mais antigas até as atuais, passando pelas vinhas, coleta das uvas e degustação das melhores marcas de vinho da adega com queijos alentejanos.

Publicidade

Herdade do EsporãoA Herdade do Esporão é um sítio arqueológico muito importante na Europa. Com três monumentos que remetem ao passado pré-histórico, passando por iberos, romanos, muçulmanos e visigodos.

Adega José de SousaEssa adega mantém a tradição de produzir vinho usando ânforas de barro no processo de fermentação. Uma técnica usada pelos romanos há mais de dois mil anos.

Road trip pelas praias do Algarve

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.