Foto do(a) blog

Ele (ainda) é o homem mais viajado do mundo.

Reverência a um moai

 Well, my friends: hoje estou, com Trashie, na ilha mais distante do mundo. A ilha de Páscoa fica a 3700 quilômetros de distância da América do Sul, a que pertence. É a ilha dos moais impressionantes. I'm right now in front of ahu Tongariki, o maior e mais belo dos 900 espalhados pelo lugar (incluindo os que estão semiesculpidos e permanecem na montanha onde os antepassados dedicaram-se a fazê-lo).

PUBLICIDADE

Por Mr. Miles
Atualização:

Os moais, poucos sabem, estão sempre de costas para o mar. In fact, eles eram erguidos para proteger os vilarejos -- e permitir que os aldeões reverenciassem seus antepassados. Há um únio ahu (conjunto de moais) voltado para o mar, justamente em direção das ilhas Marquesas, de onde -- supõem-se -- vieram os colonizadores originais. Anyway, não era sobre isso que eu queria lhes falar, mas sobre a estranha sensação que acomete qualquer pessoa sensível nesse lugar longínquo. Até minha raposinha das estepes siberianas ajoelhou-se, reverente, diante de um ahu que lembrava um grupo de atores no palco prestes a fazer uma mesura de agradecimento.

Talvez você pense que ir à ilha de Páscoa é longe demais. Mas, como dizia meu saudoso amigo Fernando Pessoa, tudo vale a pena se a alma não é pequena. Espero que a sua não seja, my friend.

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.