Foto do(a) blog

Arte em toda parte

A pictórica Piranhas

PUBLICIDADE

Por Heitor e Sílvia Reali
Atualização:
PiranhasIlustração: Reali Servadei Foto: Estadão

No coração da vila, às margens do Velho Chico, parece que os moradores souberam dar cabo no tempo. Só falta ouvir o apito do velho trem chegando e a fumaceira branca arremedando nuvem. A Estação, bonita que só, tem portas encimadas de arcos, lambrequim recortado como franja do telhado, a torre do relógio e o solene portal com nome em relevo - Piranhas. A "Maria Fumaça" chegava carregada de sal, mantimentos e tecidos, mas conta-se que andava contando os passos. Os passageiros tinham tempo de descer dos vagões em movimento, colher umbus e voltar aos seus lugares lambuzados da miúda e saborosa fruta.

 

ilustração: Reali Servadei Foto: Estadão

 

Piranhas deve seu nome ao temido peixe. O naturalista francês Castelnau deixa um registro sobre sua ferocidade: "a caçada da onça é sempre divertimento, o combate ao jacaré um simples passatempo, o encontro com as serpentes venenosas é um acontecimento diário, mas falai-lhes de piranhas e vereis que seu rosto se contrai exprimindo horror. Toujours les piranhas!"

 

Lampião e Maria Boniotailustração: Reali Servadei  

 

As feras aquáticas, porém, não eram menos temidas do que os cangaceiros. Lampião nunca invadiu a cidade por conta do respeito à sua madrinha Nossa Senhora da Saúde, padroeira de Piranhas. Mas azucrinava tanto naquele sertão que a volante (polícia) fazia tempo estava ali em seu encalço.

 

ilustração Reali Servadei Foto: Estadão

PUBLICIDADE

 

Era junho de 1938, dia de mercado na cidade. Famoso e concorrido chegavam produtos de toda redondeza: madeira, carne de bode, frutas como o caju, queijos, farinha de mandioca, doce de goiaba ou de coco, licor de jenipapo, cachaça, tapioca, aviamentos, o brim azulão para as fardas da volante e dos cangaceiros, sandálias de couro de bode, e chapéus para citar apenas alguns itens.

 

ilustração: Reali Servadei Foto: Estadão

 

Virgolino Ferreira da Silva, Lampião, e seu bando chegaram em Angico, fazenda localizada a nove quilômetros de Piranhas. Lampião pede Antonio da Piçarra, homem de sua confiança, para lhe fazer umas compras no mercado de Piranhas. Precisavam de rapadura, queijo do reino cuja embalagem de lata virava prato, e de tecido para suas fardas. E, estavam sedentos para provar as suculentas melancias.

Antonio ia comprando e estocando no mato para levar no escuro da noite. Mas a abastança da compra chama a atenção do sargento Aniceto que saca que o bando deveria estar nas imediações. De madrugada foram surpreendidos pela volante armada até os ossos. Onze cangaceiros foram mortos e Piranhas passa a carregar o peso do nome, não mais do feroz peixe, mas da valentia histórica de ter despachado o Cangaço.

 

 

Piranhasilustração: Reali Servadei Foto: Estadão

 

Toda formosura da paisagem de Piranhas e do entorno foi cenário dos filmes: "Bye, Bye Brasil" de 1979, de Cacá Diegues, e "Baile Perfumado", de 1997, de Lírio Ferreira e Paulo Caldas. Neste último, muitos personagens foram os próprios ex-cangaceiros e ex-volantes que viviam em Piranhas. Seus depoimentos deram mais veracidade ao filme.

Em 2003 o município de Piranhas foi declarado Patrimônio Nacional, pelo Iphan, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

 

ilustração: Reali Servadei Foto: Estadão

Repare nas cores das casas, edifícios públicos, pontes, escadarias e igrejas de Piranhas. Cada detalhe da arquitetura como batentes, frisos, entalhes, altos-relevos, cornijas de gesso, bandeiras, caixilhos e frontões, ganharam pintura em tons contrastantes das paredes. O resultado é de harmonioso e vibrante conjunto, que permeia toda cidade. Confira também a limpeza das ruas e da praia local.

Publicidade

 

Doce do cacto - Coroa de Fradeilustração: Reali Servadei Foto: Estadão

 

As quituteiras de Piranhas fazem um saboroso doce do cacto - Coroa de Frade - que é para ser degustado com queijo coalho. Outro préstimo da planta é devolver mau-olhado, daí ser comum vê-lo nas janelas das casas. Do cacto Facheiro se faz geléia. No tempo dos cangaceiros alumiava como um facho, as noites do sertão, daí seu nome.

 

 

Igreja de Santo Antonioilustração: Reali Servadei Foto: Estadão

 

A Igreja de Santo Antonio de Lisboa construída em 1790 fica no vilarejo de Piranhas Velha, e diante das últimas corredeiras do Rio São Francisco. Na fachada do singelo templo um curioso alto-relevo mostra a imagem do Santo em seu hábito franciscano, coroado com vistoso cocar indígena de penas amarelas. Para os historiadores foi artimanha utilizada pelos padres jesuítas para conquistar a simpatia dos índios.

 

Bordados da Ilha do Ferroilustração: Reali Servadei Servadei  

 

Ao deixar Sal, minimalista, natural, solar, descomplicada e pura, puxei conversa com o cabo-verdiano ao meu lado: O que vocês plantam nesta ilha? "Nada, os agricultores aqui só cultivam o verão, e o ano todo". 

 

Bordadeira da Ilha do Ferro Foto: Estadão

Acompanhe os autores pelo facebook viramundoemundovirado e instagram @viramundoemundovirado

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.