PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Arte em toda parte

Graceland, Graceland...

Por Heitor e Sílvia Reali
Atualização:

"...we all will be received in Graceland", esse refrão da música "Graceland" de Paul Simon segue comigo enquanto sobrevôo o verde esmeralda do Mediterrâneo. A cabine de vidro do moderno helicóptero quase me dá a impressão de que, a qualquer minuto, poderei molhar os pés no mar. É quando subitamente o piloto faz uma curva radical e avisto a montanha onde está incrustado Mônaco, o mais glamoroso principado do mundo.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

A palavra graça me sugere um móbile onde posso 'pendurar' diferentes sentidos. Dá só uma olhada: graça pode ser um gracejo, um atrativo, um brinde, um perdão, um dom sobrenatural, e uma maneira (um tiquinho fora de moda) de perguntar o nome a alguém.

E, que diferença faz um nome? Em Mônaco fez e faz toda diferença, pois a graça de uma princesa ainda está presente em todos os lugares.

 Foto: Estadão

É impossível dizer que Mônaco era um lugarzinho insosso, longe disso! Sempre foi uma das mais descoladas cidades do mundo. Mas, talvez o príncipe Albert, sozinho e acastelado no cocuruto do rochedo, estivesse achando seus dias meio desenxabidos. Foi quando em 1955, Grace Kelly viajou à Riviera Francesa para as filmagens de "Ladrão de Casaca". O príncipe convidou a bela atriz para um jantar no castelo, e deu liga. O casamento da diva loira de Alfred Hitchcock, vencedora de um Oscar, com o Príncipe Rainier III, foi considerado o casamento do século. Mudou o destino deles e o do lugar.

 Foto: Estadão

O passado e o presente estão condensados no estreito espaço entre a montanha e o mar. O lado ensolarado da montanha desce suavemente até o mar. Um pouco antes de tocar o oceano, ficam os edifícios, hotéis, lojas, cassino, resorts, spas, e os palacetes. Mas, ahh, a sensação de aperto desaparece pois, diante dos meus olhos há sempre o respiro da imensidão azul do Mediterrâneo.

Publicidade

 Foto: Estadão

Navego agora pelas ruas que giravolteiam como fios de um novelo, e de imediato lembro as imagens das corridas de Fórmula 1. As ruas, que são também o circuito da renomada corrida, estão pontilhadas por centenas de vasos com palmeiras, arbustos e de jardineiras floridas. Dentre as flores, a predileta da Princesa Grace era a rosa. Então, em homenagem as duas, em Fontville, área tomada ao mar, há um parque, o Princess Grace Rose Garden, com mais de 4.000 roseirais e 180 diferentes variedades e cores.

 Foto: Estadão

As mesmas tonalidades quentes e suaves revestem as fachadas dos palacetes, e edifícios da cidade. É uma paleta que se baseia em combinações e gamas do tom rosa, amarelo e do frescor dos verdes. Elas podem variar do rosa salmão ao romã e do amarelo palha, passando pelo mel, ao âmbar. Todas essas cores dispostas lado a lado se intensificam com o cobre do sol poente.

 Foto: Estadão

Um dos espaços mais coloridos de Mônaco é o Marché de La Condamine, mercado ao ar livre que funciona ali desde 1880, sempre das 6:00 as 14:00 horas. Todos os dias chegam legumes, frutas, cogumelos, queijos divinos e flores. E, vou descobrindo os ingredientes que entram no preparo dos pratos mediterrâneos, enquanto noto como os moradores se relacionam. O cenário de fundo é um belo edifício rosado com muitas janelas que contrasta com os guarda-sóis e toldos vermelho vivo.

 Foto: Estadão

Ali, descubro mais cores nos macarons e outra graça ao saborear uma das iguarias monegascas - o crêpe Suzette. A história conta que o então príncipe de Gales, curtia Mônaco e as panquecas do chef Carpentier, regadas com o recém-criado licor Grand Marnier produzido com conhaque e um tipo de laranja amarga e selvagem. O príncipe da historinha andava de chamego por uma jovem da cidade, e a convidou para um almoço no sofisticado Café de Paris. Na hora de preparar as panquecas, o chef quis mostrar sua agilidade com as panelas, e bummm!, os ingredientes pegaram fogo. Entusiasmado com o prato pirotécnico, o príncipe quis saber seu nome. Sem perder o rebolado, Carpentier disse que criara a "princely crepes" em sua homenagem. O príncipe pediu então que se batizasse o prato com o nome de sua acompanhante Suzette.

Me despeço do principado pendurando no meu 'móbile' mais um significado para mim da palavra graça - as cores de Mônaco.

Publicidade

 Foto: Estadão

Para saber mais: www.visitmonaco

PUBLICIDADE

onde ficar: Monte-Carlo Bay Hotel & Resort. Quartos espaçosos, com varanda e de frente para o mar, ou para a lagoa azul. www.montecarlobay.com onde comer: L´Orange Vert. 40. Av. princesse Grace, 40 Buddha Bar Monte-Carlo: ambiente e comida asiática www.buddhabar.com A Roca. No interior do Marché de La Condamine. como chegar: De trem ou de carro. Mas para entrar no clima de Mônaco em alto estilo, de Nice há um serviço de helicóptero da Monacair, complementado por limusine até o hotel.info@monacair.mc

Acompanhe os autores também no Viramundo e Mundovirado, no facebook viramundoemundovirado e instagram @viramundoemundovirado

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.