PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Arte em toda parte

Viagens são máquinas de fazer pensar

Por Heitor e Sílvia Reali
Atualização:
... "nos momentos em que não somos mais capazes de mudar a situação atual, somos então desafiados a mudar nós mesmos". Será que as viagens terão papel importante para encontrarmos essa mudança?crédito: viramundo e mundovirado  

Ainda nas trevas dessa pandemia em que vivemos, me pergunto: por que preciso tanto viajar? Por que só de pensar nessa palavra ela quase me torna invencível? Talvez a resposta esteja com o filósofo Giorgio Agamben, em seu livro 'A Aventura' ... 'não basta vir ao mundo, é necessário aventurar-se'.E você, por que viaja? Por sabedoria ou esquecimento? Não responda rápido, pense, depois me fale. Viagem não é só entretenimento ou muito menos lazer, mas uma aventura capaz de provocar reflexões e crises.

PUBLICIDADE

Calma aí! Até mesmo uma simples viagem de puro ócio ao litoral ou retiro numa casa de campo, pode ter uma pegada de epifania. Pronto sua vida vai mudar. Vide o caso do terceiro homem mais importante da Microsoft, John Wood, que antes de assumir a responsabilidade do poderoso mercado chinês, pediu 15 dias de férias. Na volta se demitiu, e fundou a 'Room to Read', ONG cuja missão é ajudar crianças carentes a ler e escrever.

Viagem. É nela que se encontra a chave para tudocrédito: viramundo e mundovirado  

Me permita agora um teste: uma viagem turística se for boa, o tempo passa em 'fast forward'. Se for fraca, em 'slow motion'. E se for de conhecimento passa numa piscadela. Concorda? Não entenda isso como é assim que se deve viajar, e sim dizer que uma história, lugares, obras de arte são responsáveis para abrir portas para a criatividade e novas expectativas de vida.

Conto uma experiencia: me incomodava saber que pessoas atravessavam Oceanos gastando nota preta só para comer em restaurantes estrelados. Bem, até o dia que fui convidado para reportar gourmands num desses paraísos gastronômicos. A biografia de um país passa também por sua culinária, que seja, ou não, pelo gosto esquizofrênico de alguns alimentos e bebidas. No meio daquelas delícias que me fizeram entender esse rico universo - e que universo, meu Deus! - de sabores, me sentencio e sem titubear: esses restaurantes valem cada euro. Hoje, uma simples empadinha com cerveja quente num boteco, já me traz nova experiência cultural do lugar.

Pensar em viajar nesses tempos é repensar a própria viagem. Mais paisagem, mais respiração, mais natureza, mais cores ... mais imaginaçãocrédito: viramundo e mundovirado  

O principal motor de uma viagem, acredito, é o da curiosidade. E que cada dia invente uma surpresa. Procurar o novo, o encontro com as descobertas casuais, são muito mais importantes que os guias que regurgitam lugares-comuns e qualificam pontos turísticos com o chavão 'imperdível', este o maior inimigo da boa viagem. Aceite sugestões, mas faça sua viagem. E ao retornar, ela não pode ter ponto final.

Publicidade

Quando inventamos uma nova jornada (gosto dessa palavra) que não está no mapa, a viagem não faz bem só para o caminhante, também é bom para o próprio caminho. Representa uma forma de beneficiar as pessoas que dependem da sua passagem. Ver a natureza selvagem e não àquela organizada pela mão humana. Que tal trocar o requinte de um afamado hotel pelo luxo da hospitalidade de um bed & breakfast ou pousada?O que fazem as boas viagens? Elas alteram a maneira como vemos o mundo e como atuamos nele.

A viagem é como um labirinto de portas. A escolha é suacrédito: viramundo e mundovirado  

Há muitas mais vidas para viver e conhecer, essa é a aventura real e mágica de nosso dia a dia, e por mais que fiquemos confinados, a viagem se encarregará de nos sacudir para abrir nossos olhos.

Entre um 'hazar', aquele que vive numa casa, ou 'arab', aquele que dorme sob tendas, eu escolho a estrada. Viajar e viver são sinônimos para mim.

A insaciável vontade de estar em todos os lugarescrédito: viramundo e mundovirado  

*Acompanhe os autores também no Viramundo e Mundovirado, no facebook e instagram **Assista os vídeos do Viramundo e Mundovirado

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.