PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Curiosidades, entrevistas e lugares paradisíacos

Expedição #RespiraEVai: Ataque ao Cume

Por LX Sports Group

Por Karina Oliani
Atualização:

Após aclimatação, Karina Oliani parte para o "ataque ao cume" no Everest pela face Norte

A médica e atleta de esportes extremos, Karina Oliani, parte hoje para a fase de 'ataque ao cume' na Expedição Halls no Everest. Após a fase de aclimatação, que tem o objetivo de preparar o corpo para a altitude e condições climáticas extremas, Karina segue para a fase final da Expedição.

 Foto: Estadão

"O ciclo de aclimatação começou no Campo Base do Everest, a 5.182 metros de altitude. É no Campo Base onde a equipe se instala, prepara os equipamentos de escalada, etc. Do Base Camp, Karina e a equipe subiram para o Intermediate Base Camp, onde ficaram uma noite e na sequência subiram para o Advanced Base Camp, a 6.400 metros de altitude, onde permaneceram por 4 noites. Para finalizar este ciclo, a equipe escalou até 7.100 metros de altitude, ponto chamado de North Col, retornando ao Campo Base na sequência.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

"Normalmente os escaladores optam por realizar este ciclo duas vezes antes do ataque ao cume. Como estou me sentindo forte e pronta, optamos por realizar apenas uma vez o ciclo. Estou, além de tudo, curtindo a Expedição - desde a lua cheia, passando pelas maravilhosas esculturas de gelo naturais, até os yaks* se chacoalhando pela manhã para tirar a neve dos pelos. A notícia ruim fica por conta do Marcelo não poder continuar a expedição por conta da saúde".

Marcelo Rabelo é o responsável por produzir as fotos e vídeos da Expedição e está com suspeita de infecção intestinal, com dificuldades para se alimentar e por conseqüência longe da forma física plena. "Precisamos respeitar o Everest e a saúde vem em primeiro lugar durante a expedição. O Marcelo conseguiu chegar ao North Col (7.100 metros de altitude), mas ao fim do ciclo de aclimatação, preferimos que ele permanecesse no acampamento base dando suporte e participando da comunicação da expedição de forma segura."

Publicidade

 Foto: Estadão

A previsão é que a Karina chegue novamente ao North Col (7.100 metros de altitude) hoje, tentando chegar ao cume entre os dias 21 a 22 deste mês.

*Yaks - animais extremamente resistentes a altitude que carregam os equipamentos e bagagens dos escaladores durante a escalada até o Advanced Base Camp

 

Informações para a imprensa:

Rafael Gallego // LX Sports Group

rafael@lxsportsgroup.com

Publicidade

11 99234-9688

 

PATROCÍNIO: Halls (http://www.halls.com.br/)   APOIO: Motorola (https://www.motorola.com.br/) Açaí Eco Fresh (http://www.ecofresh.com.br/site/) Superjobs Ventures (https://superjobs.vc/) The North Face (http://www.thenorthface.com.br/) Mitsubishi (https://www.mitsubishimotors.com.br/)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.