PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Curiosidades, entrevistas e lugares paradisíacos

Instituto Dharma cada dia mais estreitando distâncias e quebrando fronteiras!

Uma das coisas que mais faz falta pras pessoas hoje em dia é ter um propósito!

Por Karina Oliani
Atualização:

Sempre soube que o meu era ajudar o próximo. Sempre senti uma necessidade enorme de ser útil para quem precisasse de mim.

 Foto: Estadão

Acho que por isso me tornei médica. E nunca quis praticar aquela medicina mais supérflua, que me colocasse num consultório chique e me deixasse com os bolsos cheios.

A medicina que sempre me encantou e a que me atraiu é aquela que prestasse socorro em situações de emergência para as pessoas mais carentes e que mais precisam de auxílio.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Por isso ao me formar em 2007, na sequencia parti para Utah onde comecei um fellowship em Wilderness Medicine. Foram nesses 3 anos subsequentes que aprendi a exercer a medicina de áreas remotas que tem como lema "Adapt, Improvise and Overcome". O mesmo da Marinha Americana!

Mas atender em ambientes inóspitos, sob condições extremas e de maneira improvisada não é pra qualquer um. Resiliência, adaptação, positivismo e companheirismo são qualidades indispensáveis a quem se presta praticar essa medicina.

Publicidade

 Foto: Estadão

E foi isso que fizemos nas últimas semanas na região da Cashemira, na Índia. Um grupo de 11 brasileiros, todos voluntários do Instituto Dharma, viajou por 5 dias para chegar ao remoto vilarejo de Zanskar, onde trabalhamos juntamente aos médicos da NGO (ONG americana) Hands on Global.

A equipe de voluntários do Dharma viajou para Padum/Zanskar - Índia, último reduto 100% tibetano dentro do território indiano para atender no "Dalai Lama Hospital".

 Foto: Estadão

Foi lindo ver a interação da equipe, todos somando esforços em prol de um bem maior. Todos felizes, todos presentes: Fisioterapeuta, ginecologista, pediatra, cardiologista, psicólogo, e por aí vai - pessoas com um mesmo propósito: lutar por um mundo mais solidário, mais humano, mais justo e consequentemente melhor para todos.

 Foto: Estadão

Voltando e me sentindo de alma lavada e recarregada, ainda fomos abençoados com uma visita pra lá de especial: o décimo quarto Dalai Lama nos recebeu em sua residência e nos agradeceu pelo nosso trabalho pessoalmente.

 Foto: Estadão

Difícil descrever o encontro em palavras...

Publicidade

Difícil falar da energia e da compaixão nos olhos daquele senhor de 82 anos...

Impossível não voltar transformada de uma experiência como essa!

 Foto: Estadão

Fotos:

Andrei Polessi

Agradecimentos:

Publicidade

Instituto Dharma (www.institutodharma.org)

PUMA (https://shop.brasil.puma.com/)

Canon (http://www.canon.com.br/)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.