Foto do(a) blog

Curiosidades, entrevistas e lugares paradisíacos

Mergulhei com o maior peixe do oceano em Isla Mujeres

Há muito tempo eu vinha tentando mergulhar com tubarões-baleia no México. Já tinha tido uma oportunidade maravilhosa de conhecer esses gigantes gentis nas Maldivas, em 2014.

PUBLICIDADE

Por Karina Oliani
Atualização:

Mas era quase que um sonho, ainda mais por ter planejado essa aventura várias vezes em Isla Mujeres e não ter conseguido. Em uma ocasião não deu certo porque era temporada de furacão. Quando fui, todos os portos estavam fechados e os barcos não podiam sair. Outra vez o roteiro não saiu como esperado e não tive tempo suficiente. Houve até uma ocasião que tudo aconteceu exatamente como planejado, mas, ops, os tubarões-baleia não estavam lá.

Mas agora posso dizer com todas as palavras: eu consegui mergulhar com os tubarões-baleia na Isla Mujeres no México e foi um mergulho espetacular e mega emocionante.

 

PUBLICIDADE

Tubarão-baleia não é Baleia!

Embora muitas pessoas saibam que tubarões são peixes, o fato do tubarão-baleia ter "baleia" no nome acaba causando uma certa confusão na nossa cabeça, remetendo ao erro de se pensar que são mamíferos. Este peixe leva esse nome simplesmente porque ele é maior do que muitas baleias.

É a maior espécie de todo o oceano, podendo chegar a ter entre 10 e 18 metros e um peso na casa de 12,5 toneladas. São animais ovovivíparos, ou seja, ovos são chocados e eclodem dentro do corpo materno, dando à luz filhotes que apresentam entre 40 e 60 cm de comprimento.

Publicidade

 

Peixe com filtro

Como é um peixe, mesmo tendo uma boca enorme que pode ter uma abertura de até 1,5m de largura, ele não é agressivo com seres humanos e animais que habitam os mares. E é aí que vem a maior curiosidade sobre eles: se alimentam basicamente de plânctons, um tipo de microorganismo que vive suspenso na água.

Sim, isso mesmo que você entendeu! Para se alimentar, os tubarões-baleia possuem dez órgãos filtradores que retém plânctons em seu organismo (e, claro, que alguns pequenos peixes como anchovas e sardinhas, acabam indo no pacote!).

 

Confie em quem tem mais de 300 dentes

Sabe aquela música do Titãs que fala "Não confio em ninguém com 32 dentes"? E o que dizer de alguém que pode ter mais de 300 fileiras de pequenos dentes e permite que você mergulhe e nade ao seu lado? Eu digo que dá para confiar sim! Não se tem conhecimento de ataques de tubarões-baleia à humanos, mesmo pelo fato de andarem em grupos e não usarem todos esses dentes para se alimentar.

Publicidade

 

Temporada de tubarões-baleia

Em algumas épocas, os tubarões-baleia são encontrados com mais facilidade na costa de países de regiões tropicais como México, Austrália e Filipinas. Eles aparecem regularmente nesses locais, em determinados meses do ano, para aproveitarem o florescimento regular de plânctons e também a desova de corais, ambos seus alimentos.

Eu tive a sorte, desta vez, de estar no México no dia certo. Mergulhei junto com a equipe que acompanhava, nos dois últimos dias da temporada dos tubarões-baleia por lá - termina em 15 de setembro.

 

Dois mergulhos incríveis

Mergulhamos com os tubarões-baleia 2 dias e foi uma experiência ainda melhor e mais impressionante do que imaginei. No primeiro dia tivemos a honra de nadar ao lado de aproximadamente 150 deles e no segundo dia o capitão disse que eram ainda mais, cerca de 200 animais.

Publicidade

O México é uma das regiões que tem a maior concentração de tubarões-baleia no mundo! A coloração dele é maravilhosa, bem marcante e completa o espetáculo. O dorso e as laterais são em tons entre cinza e um azul bem escuro, as vezes com manchas clarinhas redondas.

 

Interação mútua

O que torna a experiência de nadar com tubarões-baleia ainda mais interessante é que, além de deixarem que humanos interajam com eles, eles também interagem. É um dos meus animais favoritos de toda a face da terra. Nadam extremamente bonito, calmos, mas por serem tao gigantes hajam pernadas para nadar atrás deles...

 
 

A maior parte dos turistas que fazem o passeio, passam cerca de 30 minutos na água com eles no máximo. Eu fiquei 3 horas e nos 2 dias só sai quando me ameaçaram (risos). No ano que vem volto pra passar uma semana nadando com esses animais lindos e fascinantes.

 

Fotos de Marcelo Rabelo

Publicidade

Agradecimentos:

AT Travel

Canon Professional Services

Outex

Hotel México Xcaret

Publicidade

Trippers Collection

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.